Brasil é pressionado por 25 países a trocar Belém como sede da COP30

O grupo critica o aumento nos preços de hotéis, a oferta limitada de leitos e a insegurança.

Author
Publicado em 01/08/2025 às 10:44h - Atualizado 3 dias atrás Publicado em 01/08/2025 às 10:44h Atualizado 3 dias atrás por Elanny Vlaxio
A COP 30 acontecerá nos dias 10 a 21 de novembro (Imagem: Shutterstock)
A COP 30 acontecerá nos dias 10 a 21 de novembro (Imagem: Shutterstock)

🗣️ 25 países que integram a conferência climática da ONU (Organização das Nações Unidas) enviaram uma carta à organização da COP30 (30ª Cúpula do Clima das Nações Unidas) e à UNFCCC pedindo medidas urgentes diante do alto custo da hospedagem e da precariedade logística em Belém (PA), sede do encontro.

No texto, os países solicitam garantias mínimas de estrutura e alertam que, se os problemas continuarem, parte da conferência poderá ser transferida para outro local. Segundo a Folha de S.Paulo, o grupo critica o aumento nos preços de hotéis, a oferta limitada de leitos, a insegurança e as dificuldades de deslocamento na cidade.

Leia também: Brasil define estratégia contra tarifas dos EUA, diz jornal

💬 “Se a COP inteira for mesmo acontecer em Belém, essas condições precisam ser garantidas”, diz a carta. “Se não forem atendidas, não teremos chance de chegar a um resultado de sucesso.” A notícia chega um dia após o Ministério da Saúde anunciar mais de R$ 53 milhões em investimentos em Belém.

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) notificou, em junho deste ano, a rede hoteleira de Belém para prestar esclarecimentos sobre os valores cobrados para a COP30, destacando a importância de assegurar “um espaço de justiça econômica e respeito aos consumidores”.

Quando será a COP 30?

Programada para os dias 10 a 21 de novembro, a COP30 será realizada em Belém, no Pará. Segundo o governo, os assuntos centrais do evento neste ano serão:

  • Redução de emissões de gases de efeito estufa;
  • Adaptação às mudanças climáticas;
  • Financiamento climático para países em desenvolvimento;
  • Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono;
  • Preservação de florestas e biodiversidade;
  • Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.