Valorização de até 900%: Quais empresas na B3 mais sobem no Lula 3
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população brasileira cresceu 4,68% no último ano, alcançando a marca de 212,5 milhões de habitantes em 1º de julho de 2024. Esse aumento representa um acréscimo de 9,5 milhões de pessoas em relação ao ano anterior.
🧑 Em comparação com anos anteriores, o crescimento populacional do Brasil em 2022 foi consideravelmente mais rápido. O Censo Demográfico daquele ano contabilizou 203.062.512 habitantes, representando um aumento de apenas 12,3 milhões de pessoas na última década.
Embora tenha havido um crescimento, o IBGE prevê uma redução da população brasileira mais cedo do que se imaginava. De acordo com os dados divulgados na semana passada, o país atingirá seu pico populacional em 2041, com 220,4 milhões de habitantes.
A maior parte do crescimento populacional do Brasil se concentrou nos estados mais populosos. São Paulo, com um acréscimo de 1,5 milhão de habitantes, foi o que mais contribuiu, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais, com aumentos de 1,1 milhão e 782,7 mil pessoas, respectivamente.
👩 Em termos de crescimento populacional total, os municípios de Rio de Janeiro (518,6 mil), São Paulo (443,5 mil) e Manaus (215,9 mil) se destacaram. O expressivo aumento na capital amazonense impulsionou o Amazonas a superar a Paraíba em número de habitantes, alcançando 4,2 milhões. O estado também apresentou um dos maiores crescimentos proporcionais do país.
Leia também: IGP-M desacelera para 0,29% em agosto
Estados menos populosos, como Roraima, Rondônia e Amapá, surpreenderam com os maiores crescimentos proporcionais da população. Roraima, por exemplo, registrou um aumento de 12,58%, alcançando 716,7 mil habitantes. Rondônia e Amapá cresceram 10,44% e 9,41%, respectivamente. Outros estados, incluindo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará e Acre, com crescimento superior a 6%, também contribuíram para a média nacional.
👨👩👧👦 Cidades de fronteira, como Pacaraima e Boa Vista em Roraima, lideram o ranking de crescimento populacional, com aumentos de 14,50% e 13,71%, respectivamente. Vilhena, em Rondônia, e outros municípios de Roraima, como Uiramutã, Normandia e Rorainópolis, também registraram crescimentos superiores a 12%. Por outro lado, estados como Rio Grande do Sul, Piauí e Alagoas apresentaram um crescimento mais lento, em torno de 3%.
No Brasil, 188 municípios registraram queda populacional no último ano. Paraná (46), Goiás (45) e Mato Grosso (36) foram os estados com maior número de cidades que perderam habitantes. Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso, teve a maior perda absoluta (1,2 mil), enquanto Abel Figueiredo, no Pará, liderou em termos proporcionais (10,36%)
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Entenda como os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) emitidos pelo Madero agradam tanto ao BTG Pactual.
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
Carta da gestora Sharp Capital em 2026 destaca três ações listadas na B3 que conseguiram ser campeãs em 15 anos.
Holding brasileira investe em empresas como Compass, Moove, Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3).
Companhia elétrica capta R$ 9,4 bilhões com renda fixa e alonga prazo médio da dívida de 5,5 anos para 5,8 anos.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?