Black Friday faz Pix movimentar recorde de R$ 130 bilhões em um dia

Foram realizadas mais de 227 milhões de transações no intervalo de 24 horas

Author
Publicado em 02/12/2024 às 12:14h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 02/12/2024 às 12:14h Atualizado 1 dia atrás por Wesley Santana
Pix é o sistema de pagamento instantâneo oficial do Brasil (Imagem: Shutterstock)
Pix é o sistema de pagamento instantâneo oficial do Brasil (Imagem: Shutterstock)

Já consolidado como uma das principais datas do comércio brasileiro, a Black Friday trouxe um grande sucesso em 2024. O Pix registrou a maior movimentação diária da história, com um saldo de R$ 130 bilhões, segundo dados do Banco Central.

💰 A autarquia destacou que foram realizadas 23,9 milhões de transações durante a última sexta-feira (29). O montante é superior ao último recorde, em 6 de setembro, quando o BC registrou 227,4 milhões de transações em 24 horas.

“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, disse comunicado do BC.

O recorde do Pix vem no mesmo dia da data limite para o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. As empresas que optaram por dividir o bônus anual devem pagar a segunda parte até 20 de dezembro.

🚨Leia mais: Projeção para inflação em 2024 chega a 4,71%; previsões para 2025 disparam

O uso do Pix já está consolidado no calendário de ofertas, tendo inclusive sido indicado por pesquisas como preferidos na hora do pagamento. Embora ainda não permita o pagamento, a funcionalidade do Banco Central se destaca pela rapidez na aprovação do pedido e por, em grande parte dos casos, oferecer descontos.

De acordo com um levantamento da plataforma Hora a Hora, a Black Friday movimentou mais de R$ 6,8 bilhões em 2024, com um avanço de 9,21% em relação à edição de 2023. O número de pedidos realizados alcançou 12 milhões, registrando um ticket médio de R$ 563,49, quase o mesmo total do ano passado.

Algumas empresas ainda estão no clima da Black Friday, oferecendo ofertas e descontos aos consumidores. Outras aproveitaram para estender o período de saldão para a temporada de fim de ano, quando milhões de brasileiros vão às compras.