B3 lança portabilidade digital para ativos de renda variável
Serviço permite a transferência digital de ativos como ações entre diferentes instituições financeiras.

Transferir investimentos entre corretoras ou instituições financeiras agora está mais fácil. É que a B3 (B3SA3) lançou a opção de portabilidade digital para ativos de renda variável.
🏦 Segundo a bolsa brasileira, 15 corretoras já estão habilitadas para fazer a portabilidade digital, mas outras ainda podem aderir ao serviço e quatro instituições financeiras estão fazendo testes para disponibilizar essa opção aos seus clientes.
A ideia é que os investidores possam transferir ativos como ações e fundos listados na bolsa de uma instituição financeira para outra em que também tenha conta. A portabilidade digital deve ocorrer entre contas de mesma titularidade em até dois dias úteis, de forma gratuita.
Leia também: Veja quais empresas pagam dividendos e JCP em maio
A portabilidade digital pode ser solicitada na Área do Investidor, no site da B3, e confirmada no site ou aplicativo da corretora que mantém os recursos atualmente. É possível acompanhar o status e o histórico das movimentações realizadas entre corretoras na Área do Investidor.
De acordo com a B3, é possível fazer a portabilidade digital dos seguintes ativos de renda variável:
- Ações;
- Proventos;
- ETFs;
- Fundos listados (FIIs, Fiagros, FIDCs);
- BDRs;
- Debêntures listadas;
- CRIs/CRAs listados.
➡️ Veja também as 15 corretoras que já oferecem o serviço: Ágora Investimentos, Ativa Investimentos, BTG Pactual, C6 Bank, Clear Corretora, CM Capital, Genial Investimentos, Itaú Corretora, Mirae Investimentos, Rico Investimentos, Safra Corretora, Santander Corretora, Toro Investimentos, Warren Investimentos e XP Investimentos (XPBR31). E as quatro instituições financeiras que estão em fase de testes: Banco do Brasil (BBAS3), Guide, Master e PagBank (PAGS34).
Superintendente de Operações da B3, Guilherme Abbari lembrou que a transferência de recursos sempre esteve disponível para os investidores, mas era feita de forma manual, com a troca de documentos entre as corretoras. A portabilidade digital começou a ser testada em julho de 2023 e agora foi ampliada pela B3.
"O processo digital diminui fricções e traz conveniência e praticidade para o investidor, de forma que ele possa exercer sua liberdade de escolha. Faz parte do compromisso da B3 tornar o ambiente de investimentos cada vez mais acessível e descomplicado para os investidores", afirmou o superintendente de Pessoas Físicas da B3, Vinícius Brancher.

B3SA3
B3R$ 12,64
18,87 %
44,65 %
2.19%
13,83
3,37

Mudança na B3: Pregão termina mais tarde em novembro e alguns ativos vão até 20h
Novas regras entram em vigor em 3 de novembro; futuro do Ibovespa vai até 18h25 e negociação de Bitcoin pode avançar até 20h.

B3 (B3SA3): Nº de empresas listadas na Bolsa é o menor em quase 5 anos
Mas outras 10 companhias ainda podem deixar a B3 em breve, veja quem são.

B3 (B3SA3): Volume de ações na B3 tem queda de 0,4% em setembro
O giro de mercado ficou em 123,1%, superior aos 119,3% de um ano antes.

Selic: Veja quem ganha e quem perde na B3 com o ciclo de corte dos juros
Se confirmada, a mudança de trajetória da Selic pode redesenhar o mapa da B3, beneficiando alguns setores mais do que outros.

Olá, B3: Empresa terá ações negociadas a partir de 2 de outubro de 2025
Companhia independente especialista em projetos de geração de energia renovável está chegando ao segmento básico.

B3 (B3SA3) faz aquisição para avançar no mercado de crédito
B3 fechou a compra de 60% da Central de Registro de Direitos Creditórios.

B3 (B3SA3) distribuirá R$ 402,5 milhões aos acionistas; saiba quando
Dona da bolsa de valores brasileira aprova pagamento de juros sobre o capital próprio (JCP).

Fim do limite de horário? Tesouro Direto poderá ser negociado 24 horas no Brasil
Hoje, os papéis do Tesouro Direto podem ser negociados apenas entre 9h30 e 18h, o que limita a flexibilidade dos investidores.