CVM entra com processo contra CEO da Azul (AZUL4)
O CEO informou na entrevista uma expectativa de receita de R$ 20 bilhões para 2024.
✈️ A Azul Linhas Aéreas Brasileiras (AZUL4) anunciou nesta segunda-feira (4) seu retorno à Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), reunindo-se novamente a empresas como Latam e Gol (GOLL4).
A decisão da Azul de retornar à Abear ocorre após um período de distanciamento iniciado em 2019, quando a companhia aérea abandonou a associação em meio a um conflito com Gol e Latam, motivado pela disputa pela aquisição dos ativos da falida Avianca Brasil. Na ocasião, a Azul alegou a existência de práticas protecionistas por parte das concorrentes.
💬 A Abear emitiu comunicado no qual destaca o momento de retomada vivido pela aviação comercial brasileira. A entidade atribui esse crescimento à expansão da oferta e da demanda, tanto no mercado doméstico quanto no internacional.
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Além disso, os dados mais recentes indicam que o setor transportou cerca de 112 milhões de passageiros em 2023, representando um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
💭 “O retorno da Azul ao quadro de empresas associadas é uma oportunidade para a construção de uma agenda de longo prazo que contemple medidas estruturantes para melhorar o ambiente de negócios do setor, aumentar a competitividade e democratizar o transporte aéreo no país”, disse Jurema Monteiro, presidente da Abear, em nota.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras tentou adquirir os ativos da Avianca Brasil antes de sua falência, mas a operação foi impedida pela oposição de Gol e Latam. Inconformada com a decisão, a Azul decidiu se desligar da Abear, alegando a necessidade de defender seus interesses de forma independente.
O CEO informou na entrevista uma expectativa de receita de R$ 20 bilhões para 2024.
O resultado financeiro líquido ficou negativo em R$ 1,914,5 bilhão.
O tribunal também deu aval ao Backstop Commitment Agreement.
Segundo a empresa, o progresso está alinhado ao cronograma inicialmente proposto para a conclusão do processo.
O resultado operacional foi de R$ 376,7 milhões, com margem de 20,6%.
Empresa corta projeções de receita e Ebitda, mas mantém capacidade e aposta em redução de custos.
Entre as rotas com maior movimento em 2025, Recife figura como principal destaque.
Projeto de lei passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de forma terminativa.
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