Azul (AZUL4) volta a fazer parte da Abear, veja detalhes

O período de distanciamento iniciou em 2019.

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Publicado em 04/11/2024 às 15:14h - Atualizado 8 dias atrás Publicado em 04/11/2024 às 15:14h Atualizado 8 dias atrás por Elanny Vlaxio
O setor transportou cerca de 112 milhões de passageiros em 2023 (Imagem: Shutterstock)
O setor transportou cerca de 112 milhões de passageiros em 2023 (Imagem: Shutterstock)

✈️ A Azul Linhas Aéreas Brasileiras (AZUL4) anunciou nesta segunda-feira (4) seu retorno à Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), reunindo-se novamente a empresas como Latam e Gol (GOLL4).

A decisão da Azul de retornar à Abear ocorre após um período de distanciamento iniciado em 2019, quando a companhia aérea abandonou a associação em meio a um conflito com Gol e Latam, motivado pela disputa pela aquisição dos ativos da falida Avianca Brasil. Na ocasião, a Azul alegou a existência de práticas protecionistas por parte das concorrentes.

💬 A Abear emitiu comunicado no qual destaca o momento de retomada vivido pela aviação comercial brasileira. A entidade atribui esse crescimento à expansão da oferta e da demanda, tanto no mercado doméstico quanto no internacional.

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Além disso, os dados mais recentes indicam que o setor transportou cerca de 112 milhões de passageiros em 2023, representando um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

💭 “O retorno da Azul ao quadro de empresas associadas é uma oportunidade para a construção de uma agenda de longo prazo que contemple medidas estruturantes para melhorar o ambiente de negócios do setor, aumentar a competitividade e democratizar o transporte aéreo no país”, disse Jurema Monteiro, presidente da Abear, em nota.

O que motivou a saída da Azul?

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras tentou adquirir os ativos da Avianca Brasil antes de sua falência, mas a operação foi impedida pela oposição de Gol e Latam. Inconformada com a decisão, a Azul decidiu se desligar da Abear, alegando a necessidade de defender seus interesses de forma independente.

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