ATG irá oficializar escolha do Rio como sede de nova Bolsa de Valores, diz jornal
O anúncio será feito nesta quarta-feira (3), pelo CEO da ATG, Cláudio Pracownik.
O ATG (Americas Trading Group) irá anunciar oficialmente nesta quarta-feira (3) que o Rio de Janeiro foi selecionado como a localização da nova Bolsa de Valores que competirá com a B3. A escolha da Cidade Maravilhosa como sede tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de produtos e serviços da ATG, além de ampliar as conexões com os principais mercados financeiros da América Latina e dos Estados Unidos.
🤳 O anúncio será feito pelo CEO da ATG, Cláudio Pracownik, durante cerimônia liderada pelo prefeito Eduardo Paes, segundo apuração do jornal "O Globo". O evento marcará a sanção da lei que concede incentivos fiscais para o fomento do mercado de capitais na cidade. Representantes do Mubadala Capital, fundo soberano dos Emirados Árabes e investidor na ATG, também participarão da solenidade.
Vale lembrar que a nova bolsa ainda está em fase final de obtenção das autorizações regulatórias junto ao Banco Central e à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A expectativa é que inicie suas operações no segundo semestre de 2025, oferecendo aos investidores a possibilidade de negociar ações, derivativos, câmbio e commodities.
📷 Além disso, a medida segue a estratégia que impulsionou a antiga Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) nos anos 1990, em detrimento da BVRJ (Bolsa de Valores do Rio de Janeiro). A BVRJ, fundada em 1808, encerrou suas atividades em 2002 após escândalos financeiros envolvendo o mega-investidor Naji Nahas.
Sobre o PL aprovado
Aprovado em junho, o PL (Projeto de Lei) 3274/2024 possibilitou modificações no Código Tributário do Rio de Janeiro com o objetivo de estimular a instalação de uma nova bolsa de valores na cidade. Adicionalmente, o PL também propõe reduzir o ISS (Imposto Sobre Serviços) de 5% para 2% sobre atividades da bolsa de valores, como incentivo ao retorno do mercado de ações carioca.
🎉 No dia da aprovação, o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD-RJ), ainda brincou nas redes sociais e disse: "Ninguém segura o Rio de Janeiro, a mais incrível de todas as cidades...Faria Lima, a festa está acabando".
No Instagram, ele ainda mencionou o perfil "Faria Lima Elevator", que publica posts engraçados sobre o mercado financeiro no Brasil. "E o beach tennis aqui é na praia de verdade hein...Ah! E prometo não mandar um Nagi Nahas [sic] para aí!", finalizou na legenda do post.
Leia também: Rival da B3: Prefeitura apresenta projeto para criar Bolsa de Valores do Rio
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump