Está interessado em entrar para o mundo das ações e começar a fazer seus primeiros investimentos?

Antes de colocar seu dinheiro em qualquer ação, primeiro é essencial conhecer quais são os tipos de ações e suas características.

Em 2020, a Bolsa de Valores brasileira B3 atingiu mais de 2 milhões de investidores pessoa física. Muitas dessas pessoas estão fazendo seus investimentos através de dicas de influenciadores não certificados pela CVM ou sem histórico sólido de investimento.

Nesse sentido, o maior erro dos investidores PF é investir naquilo que não entende, devido a promessas de enriquecimento rápido, seguindo dicas sem entender realmente na onde estão arriscando seu dinheiro.

Continue lendo para aprender os conceitos básicos de ações, que serão essenciais para que você possa entender os demais conteúdos sobre o tema!

O que é uma ação?

Conheça os tipos de ações
Homem de terno mexendo no tablet – Foto: Freepik

Primeiramente, vamos entender melhor o que são as ações em si.

Em síntese a ação representa uma fração do capital de uma empresa, formalizada por meio de um contrato de sociedade anônima (a sigla S.A que sempre vemos por aí).

Ou seja, quem possuir ações dessa sociedade terá direitos e deveres, como um sócio.

Desse modo, você ganhará na valorização daquela empresa (o valor de sua ação aumentar) e com os lucros dela, através dos Juros Sobre Capital Próprio (JCP) e Dividendos.

Para ilustrar melhor, vamos imaginar que seu amigo chega para você oferecendo fazer parte do negócio dele.

Em contrato, será estabelecido um sistema para a divisão desse capital investido na empresa, certo? Assim, poderá ser estipulado que o capital social é dividido em 100 ações, cada uma valendo $10 no momento da oferta inicial (quando você assina o contrato).

Logo, se você falar “entro com 30%”, quer dizer que investirá $300 e terá 30 ações. Porém, com o crescimento da empresa, daqui 5 anos uma empresa maior ofereça comprar o negócio, pagando $6000 para ter 60%. Ou seja, pagando $100 por cada ação.

Desse modo, a ação que você pagou $10 se tornou $100, um ganho de 10 vezes sobre o capital investido. Além disso, durante esses 5 anos você teve uma renda com os lucros desse negócio.

Com uma empresa negociada em Bolsa de Valores a lógica é mesma.

Assim, no mercado financeiro as empresas podem disponibilizar essas ações para o público em geral.

Mas, por que elas fariam isso?

Simples: levantar capital para valorizar e expandir seu negócio. Isso porque a oferta pública de ações (IPO, na sua sigla mais utilizada e em inglês) faz com que os investidores injetem dinheiro no caixa da empresa, que utilizará na execução de projetos.

Assim, você como investidor poderá participar no projeto das empresas em diversos setores.

Também podemos ver as ações como um modo de empreendedorismo. Apesar de não estar envolvido na direção do negócio, você participa dela do mesmo modo, como um dono.

Ademais, parafraseando o Luiz Barsi, o maior investidor pessoa física da bolsa brasileira, “ações garantem o futuro”.

Isso significa que o investimento em ações te possibilita alcançar seus objetivos, como a aposentadoria.

Portanto, comprar ações pode trazer grandes retornos para quem investir com inteligência e estratégia.

Quais são os tipos de ações?

São vários os tipos de ações disponíveis no mercado financeiro.
Pessoas analisando os tipos de ações – Foto: Freepik.

Beleza, entendemos que através das ações nós tornamos sócios das empresas. Vamos agora buscar conhecer melhor quais são os tipos de ações e suas diferenças.

Antes de mais nada, durante o artigo posso utilizar a nomenclatura “ticker”. Essa palavra em inglês significa para nós a sigla de 4 letras e um número que a empresa recebe quando entra na Bolsa. Por exemplo, o ticker da Petrobrás é PETR3.

Tipos de Ações: Ações Ordinárias

Ações ON ou ordinárias são as mais comuns. Esse é o tipo de ação que dá direito a voto nas decisões da empresa.

Desse modo, para exercer influencia sobre o controle da companhia é através de Ações Ordinárias.

Nesse sentido, para efetivamente influenciar os rumos da empresa dependerá da quantidade de ações ON que o investidor possui.

Além disso, as ações ordinárias possuem uma característica a mais: o Tag Along, que irei explicar melhor daqui a pouco, então continue lendo!

Contudo, em casos de falência e liquidação da empresa, quem detém ações ordinárias receberão o seu dinheiro após os credores e detentores de ações preferenciais terem sido pagos.

Ademais, as ações ON podem ser identificadas pelos ticker (sigla) que termina com o número 3 após a sigla da empresa. Por exemplo, VALE3, BBSE3, SMLS3, entre outros.

Tipos de Ações: Ações Preferenciais (PN)

Em contrapartida, as ações PN são os papéis que te dão preferência na distribuição dos lucros. Assim, apesar de não ter nenhum tipo de influencia na administração, receberá os dividendos e JCP antes daqueles que tiverem ações ON.

Ademais, as ações preferenciais terminam com o número 4 após a sigla da empresa. Por exemplo: ITSA4, PETR4, AZUL4.

Units

As units são ativos compostos por duas classes de ações. Ou seja, ações ordinárias e preferenciais.

Em geral, as empresas adotam a composição de: uma ação ON e duas ações PN.

Desse modo, os dividendos de uma Unit deverão ser calculados multiplicando o dividendo por ação pela quantidade de ativos que ela representa.

Por exemplo, a unit do banco BTG Pactual é a BPAC11, composta por 1 ação ON e duas PN. Vamos supor que em 2020 ele tenha pago R$0,35 de dividendos por ação.

Assim, quem tiver uma unit BPAC11 irá receber esse valor multiplicado por 3, já que a unit é composta por 3 ações. Ou seja, cada unit de BTG irá pagar R$1,05 em dividendos.

Empresas de Capital Misto e as Golden Shares

Além desses tipos que mencionei, em empresas que possuem o Estado como um dos acionários apresentam um dos tipos de ações mais especiais: as Golden Shares.

Golden Shares é uma nomenclatura utilizada no mercado financeiro para falar das ações preferenciais que o Estado detém em uma empresa negociada em bolsa.

O nome foi cunhado devido aos “poderes” que o Estado possui com essa ação. Afinal, apesar de não ser mais o acionista majoritário na empresa, o simples fato de possuir a Golden Share lhe dá o direito absoluto sobre as decisões estratégicas.

Por exemplo, na composição acionária da Vale S.A (VALE3) o Governo Federal tem 0% do capital social da empresa, detendo 12 Golden Shares. Porém, tem poderes como:

  • Liquidação da Vale;
  • Alienar ou encerrar atividades da empresa, como: jazidas minerais, depósito de minério, minas, ferrovias, portos e terminais.
Golden Share é um dos tipos de ações as quais o governo federal possui.
Direitos que o Governo possui com suas Golden Shares na Vale S.A. Fonte: Relação com Investidores @ Vale S.A

Em outras palavras, mesmo o governo sendo minoritário entre os acionistas, possui o mesmo poder que o acionista majoritário.

Entenda todos os códigos das ações

Cod Tipo
1.    Direito de subscrição de uma ação ordinária
2.   Direito de subscrição de uma ação preferencial
3.   Ações Ordinárias
4.   Ações Preferenciais
5.   Preferencial Classe A (PNA)
6.   Preferencial Classe B (PNB)
7.   Preferencial Classe C (PNC)
8.   Preferencial Classe D (PND)
9.  Recibo de subscrição sobre ações ordinárias
10. Recibo de subscrição sobre ações preferenciais
11. Units

Código 1: quando a empresa anuncia que irá aumentar seu capital via emissão de novas ações, ela dará o direito aos acionistas de manter sua fatia do capital.

Ou seja, uma ação com final de código 1 representa um direito de compra de ações ordinárias por um valor pré-determinado.

Ademais, a negociação dessas ações de final 1 pode causar confusão se você não entender o que está comprando. Por exemplo, uma ação ITSA1 poderá estar sendo vendida por $0,50, sendo que hoje está por volta de $10 cada ação.

Mas, isso não quer dizer que você está comprando realmente ações de ITSA3. Em realidade, está apenas comprando o direito de poder adquirir ITSA3 à um valor, digamos, de $9,50 na data de expiração. Na prática, uma operação de opções, que é um mundo diferente e complexo, fora do escopo desse artigo.

Código 2: mesmo funcionamento do código 1, porém para as ações preferenciais.

Código 3: são as ações ordinárias;

Código 4: ações preferenciais;

Código 5 a 8: ações preferenciais de classes diferentes. Cada empresa irá determinar a diferença entre cada uma. No estatuto social é que será definido as diferenças de cada classe.

Por exemplo, no estatuto social do BTG Pactual podemos observar que a diferença entre a Classe A e a Classe B de suas ações preferenciais é a possibilidade de conversão da PNB.

Isso significa que o portador das ações preferenciais de classe B da BTG poderá converter suas ações em ordinárias ou de classe A, dentro das condições dispostas no estatuto.

Código 9 e 10: quando você compra o direito de subscrição adquirindo as ações de código 1 ou 2, antes das ações se tornarem uma ordinária ou preferencial, constará em sua carteira os tickers com final 9 para ações ordinárias ou 10 para as preferenciais.

Código 11: esse código será utilizado para designar as Units que comentamos aqui no artigo, que são compostas por mais de uma classe de ações.

Os tipos de ações são diversos e cada um tem uma função diferente.
Pessoa escrevendo e analisando os gráficos – Foto: Freepik.

Tipos de ações: Escriturais e Nominativas

Durante sua leitura, você se perguntou porque eu digo ações ON para ordinárias e ações PN para as preferenciais? De onde eu tirei esse N?

Então, essas ações são chamadas de nominativas. Assim, ficou comum abreviar para ON e PN pela praticidade.

Antigamente tínhamos 3 formas de registro de quem era o dono de uma ação. Uma delas era chamada de “Ao portador”.

Assim, nesse modelo, quem tivesse com o papel (físico) era o dono. Logo, se você simplesmente emprestasse sua ação para um amigo para ele ver, enquanto ele estivesse em posse do papel, ele era o dono.

Ou seja, isso criava vários problemas de segurança, como lavagem de dinheiro. Portanto, em 1990 o Brasil parou de ter esse modelo de registro, agora temos apenas 2:

Nominativas: tendo um certificado físico em que apresenta o nome do acionista. Mas, com o advento da tecnologia e modernização das bolsas de valores, essa forma caiu em desuso.

Escriturais: as ações escriturais não possuem documentos físicos sendo transferidos, pois os valores são lançados a débito ou crédito na conta em nome do portador. Aliás, as ações negociadas na Bolsa são todas escriturais.

O que é o Tag Along e Free Float?

Quando você entrou na nossa plataforma de ações aqui na Investidor10, deve ter visto dois dados “Tag Along” e “Free Float”. Mas, o que isso significa?

O Tag Along representa um mecanismo de proteção aos acionistas minoritários que possuam ações ON, em casos de venda da companhia. Assim, um Tag Along de 100% significa que o minoritário irá receber o mesmo valor pago por ação ao controlador.

Por exemplo, a companhia A é vendida para a empresa XYZ. O acordo é que será comprada pelo valor de R$ 10,00 por ação ordinária. O Tag Along de 100% garantirá que o minoritário nesse acordo também receba esse mesmo valor.

Ademais, por lei, o Tag Along tem de ser no mínimo 80%.

Enquanto isso, o Free Float representa a quantidade de ações disponíveis para o mercado negociar livremente através da bolsa de valores.

Assim, do total de ações que a empresa emitiu, iremos subtrair as seguintes categorias para encontrar o Free Float:

  • Ações detidas pelo controlador ou relacionadas a ele;
  • Ações em posse dos administradores da empresa;
  • Ações na tesouraria da companhia;
  • Golden Shares.

Desse modo, as ações em livre circulação serão todas aquelas que não tenham sido citadas acima.

Outras nomenclaturas: blue chips, small caps, mid-caps

Além de todos esses nomes que falei, que não foram poucos, temos alguns nomes que podem aparecer nos artigos, mas que não são oficiais. São elas:

Blue chips: caracteriza as ações com alta liquidez. Ou seja, os papéis mais negociados na bolsa. Também acaba sendo as empresas com maior valor de mercado.

Small Caps: são os papéis de empresas de menor capitalização e de baixa liquidez no mercado.

Mid Caps: são as empresas entre entre os blue chips e small caps.

Como escolher entre ON e PN?

Primeiramente, a escolha entre os tipos de ações deve vir depois de você ler o estatuto social da empresa e entender como o acordo de acionistas e demais dispositivos estão definidos.

Desse modo, não é uma escolha tão simples.

Com esse artigo você sabe as principais diferenças: a ordinária te dá vantagem em casos de troca de controle. Enquanto isso, as preferenciais te dão vantagem nos recebimentos.

De tal maneira, além de avaliar esses fatores, precisa atentar-se para o preço e liquidez do papel. Em geral, costuma-se escolher as ações de maior liquidez, por serem mais fáceis de negociar.

Porém, não deixe de avaliar o preço da ação.

Aliás, a B3 lançou em 2000 uma nova listagem das empresas: o Novo Mercado. Empresas que estão nessa listagem se comprometeram ao mais alto padrão em transparência e governança. Uma das características dessa nova listagem é que as empresas integrantes só possuem ações ordinárias disponíveis.

Portanto, se a empresa de interesse for participante do Novo Mercado, não terá essa dúvida de qual ação escolher.

Analisando os tipos de ações
Homem mexendo no celular – Foto: Freepik.

Como começar a investir em ações?

Por fim, agora que você conhece os tipos de ações, já está muito a frente de várias pessoas que pulam na renda variável sem entender nada.

Esse é o primeiro passo para investir na Bolsa de Valores e ter sucesso. Assim, é o momento de você:

  1. Escolher uma corretora: veja nosso artigo sobre como escolher uma corretora de ações;
  2. Abrir sua conta;
  3. Aprender a como fazer análises de ações;
  4. Fazer seus primeiros investimentos.

Enfim, espero que agora que você sabe tudo sobre os tipos de ações, o “temível” mercado de renda variável tenha ficado mais claro para você.

Não deixe de sempre buscar conhecer mais sobre os investimentos e acompanhar nossos conteúdos aqui na Investidor10.