Entenda o que são os Fundos de Infraestrutura (FI-Infra)

Author
Publicado em 29/12/2022 às 18:03h - Atualizado 1 ano atrás Publicado em 29/12/2022 às 18:03h Atualizado 1 ano atrás por Redação
Entenda o que são os Fundos de Infraestrutura (FI-Infra)
Entenda o que são os Fundos de Infraestrutura (FI-Infra)

Uma opção interessante de investimento são os fundos de infraestrutura. Mas você sabe o que são eles? Você sabe como se investe neles e se valem a pena de fato? Há muitos tipos de investimentos no mercado e, dificilmente, um investidor iniciante conhece todos eles. Ainda mais quando estes possuem vantagens e desvantagens. Com isso em mente, hoje o Investidor10 decidiu criar este artigo falando a respeito de um deste investimentos, os Fundos de Infraestrutura. Acompanhe o texto para saber mais.

O que são Fundos de Infraestrutura?

Os fundos de infraestrutura, também conhecidos como “FI-Infra”, são um tipo de fundo de investimento que se aporta dinheiro nas dívidas de companhias que adquirem concessões. Uma concessão, por sua vez, é a autorização do governo que é dada a uma empresa privada para que ela faça a gerência de uma obra pública, como as estradas. Vale destacar que os FI-Infra também podem funcionar sob a forma de “condomínio fechado”, o que significa que não é possível resgatar as suas cotas até o prazo final. Assim como outros fundos de investimentos, os fundos de infraestrutura também possuem um administrador, um gestor, taxas de manutenção e uma estratégia de investimento. As cotas de um FI-Infra podem ser negociadas na bolsa de valores, ou de forma particular, caso o fundo não esteja aberto ao público, ou seja, apenas para investidores profissionais. Grosso modo, este tipo de fundo funciona como se fosse um título de dívida o qual uma pessoa adquire em troca de uma remuneração de dividendos mensal ou em outro período. O principal objetivo destes fundos é financiar projetos de infraestrutura pelo país, tornando este tipo de investimento mais acessível para as pessoas.

O que exatamente os fundos de infraestrutura financiam?

O que exatamente os fundos de infraestrutura financiam?

O que exatamente os fundos de infraestrutura financiam? Infraestrutura pode ser um termo com um significado muito ampliado. Por isso, é importante saber exatamente o que ele significa quando falamos de investimento e financiamento. No caso, muitos fundos de infraestrutura brasileiros são usados no setor de energia para financiar usinas hidrelétricas, turbinas e pátios eólicos e fazendas de energia solar. Por outro lado, também podemos encontrar muitos destes fundos fazendo o financiamento de

  • Obras de saneamento básico;
  • Portos marítimos de carga e passageiros;
  • Rodovias federais e estaduais.

Algo importante é que, no cenário econômico brasileiro, os setores de rodovias, saneamento e energia costumam ser bastante seguros e previsíveis, em especial juridicamente.

As vantagens dos fundos de infraestrutura

Investir em fundos de infraestrutura oferece muitas vantagens, a primeira delas é o fato de que os rendimentos e o ganho de capital são isentos de IR para pessoa física. A segunda vantagem é o alto nível de liquidez. Diferente de alguns outros tipos de fundos, os FI-infra possuem negociação diária na bolsa de valores. Depois, podemos citar ainda a gestão profissional e a grande diversificação que pode ser feita com pequenas quantias de capital, com o risco sempre sendo monitorado. Para coroar, este tipo de fundo é visto pelos profissionais como um tipo de passivo estável, pois são fundos fechados cuja gestão foca no portfólio e carrega menos caixa. Também pode ser importante considerar que fundos de investimento são um tipo de renda variável mais estável, sendo muito atrativo para investidores iniciantes.

As desvantagens dos fundos de infraestrutura

Também é necessário falar sobre as desvantagens dos fundos de infraestrutura. No caso, as mais notáveis são as taxas de administração, performance e custódia. Podemos ressaltar que esse tipo de cobrança não é muito diferente do que acontece com outros fundos, que precisam desse dinheiro para a sua manutenção. Outra desvantagem que deve ser levada em conta, é o fato de que os fundos de infraestrutura são investimentos relativamente novos, ou seja, sem histórico. São poucos os fundos deste tipo disponíveis para comercialização, o que significa que, apesar de se basearem em um setor seguro, eles ainda não têm grandes garantias.

Quais são os riscos dos fundos de infraestrutura?

Quais são os riscos dos fundos de infraestrutura?

Quais são os riscos dos fundos de infraestrutura? Todo tipo de investimento, mesmo os de renda fixa, possuem os seus riscos. Se você quer investir em fundos de infraestrutura, você deve saber quais são estes riscos. No caso, podemos falar em quatro riscos principais, são eles:

  • Riscos de crédito: Quando é necessário reestruturar as dívidas do portfólio do fundo, podendo gerar redução dos fluxos de caixa e menor retorno de dividendos;
  • Risco de liquidez: Quando o cotista se depara com uma demanda reduzida, o obrigando a vender a cota do fundo mais barata do que comprou;
  • Risco de mercado: Quando o fundo sofre com os efeitos da oferta e da demanda ocasionada por condições macroeconômicas internas e externas;
  • Risco de duration: Quando o ativo passa por oscilações devido a alteração na taxa de retorno requerida pelos cotistas.

Contudo, apesar dos riscos, o cenário brasileiro atual se mostra favorável para os fundos de infraestrutura, em especial por conta da retomada de investimentos privados. Os marcos regulatórios, como por exemplo o de saneamento, assumem um grande protagonismo na positividade deste cenário, dando mais confiança ao investidor. Além do que, as empresas podem ver nestes fundos um novo mercado que permite a captação de recursos de longo prazo a um custo menor.

Vale a pena investir em fundos de infraestrutura?

Por fim, depois de analisar as condições gerais deste investimento, o investidor médio pode começar a se perguntar se de fato vale a pena fazer esse tipo de investimento. A resposta, contudo, não é tão simples. Se por um lado trata-se de um modelo de investimento seguro, que é o fato de ser um fundo, por outro lado, ele é tipo novo. Se comparado aos ativos da renda variável, certamente os fundos de infraestrutura são opções muito mais seguras, ainda mais por se basearem em mercados sólidos. O fato de que a maior parte dos investimentos são feitos em concessões públicas, sem concorrência e em contratos de longa duração, permite auferir a estabilidade destes fundos. O maior cuidado que se deve ter, por conseguinte, é em relação ao perfil do investidor. Esse não é um investimento para investidores arrojados, é para quem busca previsibilidade. Gostou de aprender sobre os fundos de infraestrutura? Então aproveite para ver os outros conteúdos do blog do Investidor10 e ficar por dentro de todas as nossas postagens. Antes de sair, siga nossas redes sociais.