Como fazer o dinheiro trabalhar para você?
Você conhece o número de vendas e produção do Meta (Stock - META)? Antes, conhecido como Facebook, o Meta é uma das maiores empresas do mundo. Conhecer os seus dados financeiros é muito importante para o investidor que pensa em colocar seu dinheiro na empresa, ou que apenas quer aprender a analisar companhias. Pensando nisso, hoje o Investidor10 irá explorar mais a fundo as informações financeiras e mais relevantes sobre a companhia dona da maior rede social do mundo. Vamos lá?
Antes de falar especificamente sobre os seus dados financeiros, é importante entender a história do Facebook. Criado em 2003, a empresa nasceu no quarto de aluno de Harvard. Mark Zuckerberg, seu criador e ainda atual CEO, junto de outros colegas, criou uma rede social exclusiva para alunos de sua faculdade. Seu nome, no começo, era The Facebook. Eventualmente, a página começou a crescer muito, expandindo-se para outras universidades e, eventualmente tornando-se pública para qualquer pessoa usar, em 2006. De lá para cá, a empresa cresceu em larga escala, tanto em número de usuários, quanto de faturamento e receita, vindo a se tornar efetivamente a maior rede social do mundo. Hoje o Facebook é considerado uma das 5 grandes empresas do setor de tecnologia dos EUA, junto da Apple, Microsoft, Amazon e a Alphabet, dona do Google.

Número de usuários ativos Facebook O Facebook, no entanto, não se tornou a maior rede social do mundo por acaso. Desde 2008, o número de usuários ativos vem crescendo rápido. Veja a tabela abaixo.
| Ano | Acessos aprox. |
| 2008 | 100 MM |
| 2009 | 242 MM |
| 2010 | 482 MM |
| 2011 | 739 MM |
| 2012 | 955 MM |
| 2013 | 1,1 B |
| 2014 | 1,3 B |
| 2015 | 1,49 B |
| 2016 | 1,7 B |
| 2017 | 2 B |
| 2018 | 2,23 B |
| 2019 | 2,4 B |
| 2020 | 2,7 B |
| 2021 | 2,9 B |
Agora veja o crescimento de usuários ativos diariamente entre 2011 e 2021.
| Ano | Acessos aprox. |
| 2011 | 417 MM |
| 2012 | 552 MM |
| 2013 | 699 MM |
| 2014 | 829 MM |
| 2015 | 968 MM |
| 2016 | 1,1 B |
| 2017 | 1,3 B |
| 2018 | 1,4 B |
| 2019 | 1,58 B |
| 2020 | 1,78 B |
| 2021 | 1,9 B |
Como já explicamos, a história do Facebook se iniciou em um quarto de dormitório da universidade de Harvard. Na época, o projeto contava apenas com alguns amigos. No entanto, a empresa vem crescendo de forma muito rápida, alcançando praticamente o mundo inteiro. Isso significa um aumento significativo na sua força de trabalho. Para se ter uma ideia, em 2011 o Facebook já possuía uma força de trabalho de 3.200 pessoas. Em 2021 o número saltou para mais de 71 mil pessoas.
Veja abaixo o crescimento do faturamento do Facebook entre os anos de 2004 e 2021.
| Ano | Faturamento (Em dólares) |
| 2004 | 400 mil |
| 2005 | 9 MM |
| 2006 | 48 MM |
| 2007 | 153 MM |
| 2008 | 280 MM |
| 2009 | 775 MM |
| 2010 | 2 B |
| 2011 | 3,7 B |
| 2012 | 5, B |
| 2013 | 7,8 B |
| 2014 | 12 B |
| 2015 | 17,9 B |
| 2016 | 27,6 B |
| 2017 | 40,6 B |
| 2018 | 55,8 B |
| 2019 | 70,7 B |
| 2020 | 85,9 B |
| 2021 | 117,9 B |
Agora veja o lucro do Facebook no período de 2009 até 2021.
| Ano | Lucro (Em dólares) |
| 2009 | 122 MM |
| 2010 | 372 MM |
| 2011 | 668 MM |
| 2012 | 32 MM |
| 2013 | 1,49 B |
| 2014 | 2,92 B |
| 2015 | 3,66 B |
| 2016 | 10,18 B |
| 2017 | 15,92 B |
| 2018 | 22,11 B |
| 2019 | 18,5 B |
| 2020 | 29,14 B |
| 2021 | 39,37 B |

Origem dos recursos financeiros do Facebook Apesar de ser uma empresa relativamente nova, o Facebook/Meta já possui um histórico de aquisição de mais de 90 empresas diferentes. Entre elas, duas se destacam:
Estas duas companhias, donas das redes sociais de mesmo nome, são, junto com o próprio Facebook, as maiores fontes de renda da organização. No entanto, é por meio da base de usuários do Instagram e do Facebook que a empresa consegue fazer mais de 90% da sua receita, por meio da veiculação de propagandas. O restante dos recursos financeiros da empresa advém de uma variedade de outros serviços complementares ao Facebook, Instagram e WhatsApp. Vale destacar que o foco da companhia agora é o de desenvolver o seu próprio metaverso, que promete ser uma nova forma de monetizar os usuários.
Mas quem são as pessoas que formam sua base de usuários? De acordo com dados da própria rede, em 2021 havia 56,6% de homens e 43,4% de mulheres. Já no Instagram essa disparidade era menor. Por volta de 50,7% de homens e 49,3% de mulheres. No entanto, vale destacar que as mulheres são o perfil mais ativo. Algo também interessante é que a maioria dos usuários da empresa se encontra na Índia, compreendendo mais de 239 milhões no Facebook e 230 milhões no Instagram. Os Estados Unidos, por sua vez, são o segundo país com o maior número de usuários em ambas as redes, que somadas atingem um número de pouco mais de 330 milhões.
Por fim, é importante entender que não basta ter uma base gigante de usuários. Também é necessário saber exatamente como tirar proveito disso para veicular as propagandas. No caso, o Facebook/Meta usa os dados fornecidos pelas pessoas no momento em que elas fazem a conta. Isso pode incluir desde dados demográficos até coisas mais pessoais. Então, quando uma empresa quiser anunciar os seus produtos ou serviços, ela precisará especificar exatamente qual é o público-alvo que ela quer atingir. Vale destacar que esse público-alvo é apenas uma parcela dos mais de 2,9 bilhões de usuários totais que a companhia acumula ao redor do mundo. Gostou de saber sobre o número de vendas e produção do Facebook? Então aproveite para continuar acompanhando o Investidor10. Estamos sempre publicando novos conteúdos. Siga também, nossas redes sociais!
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?