Número de vendas e produção do Facebook/Meta

Você conhece o número de vendas e produção do Meta (Stock - META)? Antes, conhecido como Facebook, o Meta é uma das maiores empresas do mundo. Conhecer os seus dados financeiros é muito importante para o investidor que pensa em colocar seu dinheiro na empresa, ou que apenas quer aprender a analisar companhias. Pensando nisso, hoje o Investidor10 irá explorar mais a fundo as informações financeiras e mais relevantes sobre a companhia dona da maior rede social do mundo. Vamos lá?
Breve histórico do Facebook/Meta
Antes de falar especificamente sobre os seus dados financeiros, é importante entender a história do Facebook. Criado em 2003, a empresa nasceu no quarto de aluno de Harvard. Mark Zuckerberg, seu criador e ainda atual CEO, junto de outros colegas, criou uma rede social exclusiva para alunos de sua faculdade. Seu nome, no começo, era The Facebook. Eventualmente, a página começou a crescer muito, expandindo-se para outras universidades e, eventualmente tornando-se pública para qualquer pessoa usar, em 2006. De lá para cá, a empresa cresceu em larga escala, tanto em número de usuários, quanto de faturamento e receita, vindo a se tornar efetivamente a maior rede social do mundo. Hoje o Facebook é considerado uma das 5 grandes empresas do setor de tecnologia dos EUA, junto da Apple, Microsoft, Amazon e a Alphabet, dona do Google.
Número de usuários ativos anualmente entre 2008 e 2021

Número de usuários ativos Facebook O Facebook, no entanto, não se tornou a maior rede social do mundo por acaso. Desde 2008, o número de usuários ativos vem crescendo rápido. Veja a tabela abaixo.
Ano | Acessos aprox. |
2008 | 100 MM |
2009 | 242 MM |
2010 | 482 MM |
2011 | 739 MM |
2012 | 955 MM |
2013 | 1,1 B |
2014 | 1,3 B |
2015 | 1,49 B |
2016 | 1,7 B |
2017 | 2 B |
2018 | 2,23 B |
2019 | 2,4 B |
2020 | 2,7 B |
2021 | 2,9 B |
Número de usuários ativos diariamente entre 2011 e 2021
Agora veja o crescimento de usuários ativos diariamente entre 2011 e 2021.
Ano | Acessos aprox. |
2011 | 417 MM |
2012 | 552 MM |
2013 | 699 MM |
2014 | 829 MM |
2015 | 968 MM |
2016 | 1,1 B |
2017 | 1,3 B |
2018 | 1,4 B |
2019 | 1,58 B |
2020 | 1,78 B |
2021 | 1,9 B |
Quantidade de funcionários
Como já explicamos, a história do Facebook se iniciou em um quarto de dormitório da universidade de Harvard. Na época, o projeto contava apenas com alguns amigos. No entanto, a empresa vem crescendo de forma muito rápida, alcançando praticamente o mundo inteiro. Isso significa um aumento significativo na sua força de trabalho. Para se ter uma ideia, em 2011 o Facebook já possuía uma força de trabalho de 3.200 pessoas. Em 2021 o número saltou para mais de 71 mil pessoas.
Faturamento do Facebook/Meta entre 2004 e 2021
Veja abaixo o crescimento do faturamento do Facebook entre os anos de 2004 e 2021.
Ano | Faturamento (Em dólares) |
2004 | 400 mil |
2005 | 9 MM |
2006 | 48 MM |
2007 | 153 MM |
2008 | 280 MM |
2009 | 775 MM |
2010 | 2 B |
2011 | 3,7 B |
2012 | 5, B |
2013 | 7,8 B |
2014 | 12 B |
2015 | 17,9 B |
2016 | 27,6 B |
2017 | 40,6 B |
2018 | 55,8 B |
2019 | 70,7 B |
2020 | 85,9 B |
2021 | 117,9 B |
Lucro do Facebook/Meta entre 2009 e 2021
Agora veja o lucro do Facebook no período de 2009 até 2021.
Ano | Lucro (Em dólares) |
2009 | 122 MM |
2010 | 372 MM |
2011 | 668 MM |
2012 | 32 MM |
2013 | 1,49 B |
2014 | 2,92 B |
2015 | 3,66 B |
2016 | 10,18 B |
2017 | 15,92 B |
2018 | 22,11 B |
2019 | 18,5 B |
2020 | 29,14 B |
2021 | 39,37 B |
Origem dos recursos financeiros do Facebook/Meta

Origem dos recursos financeiros do Facebook Apesar de ser uma empresa relativamente nova, o Facebook/Meta já possui um histórico de aquisição de mais de 90 empresas diferentes. Entre elas, duas se destacam:
- Instagram;
- WhatsApp.
Estas duas companhias, donas das redes sociais de mesmo nome, são, junto com o próprio Facebook, as maiores fontes de renda da organização. No entanto, é por meio da base de usuários do Instagram e do Facebook que a empresa consegue fazer mais de 90% da sua receita, por meio da veiculação de propagandas. O restante dos recursos financeiros da empresa advém de uma variedade de outros serviços complementares ao Facebook, Instagram e WhatsApp. Vale destacar que o foco da companhia agora é o de desenvolver o seu próprio metaverso, que promete ser uma nova forma de monetizar os usuários.
Quem são os usuários do Facebook/Meta?
Mas quem são as pessoas que formam sua base de usuários? De acordo com dados da própria rede, em 2021 havia 56,6% de homens e 43,4% de mulheres. Já no Instagram essa disparidade era menor. Por volta de 50,7% de homens e 49,3% de mulheres. No entanto, vale destacar que as mulheres são o perfil mais ativo. Algo também interessante é que a maioria dos usuários da empresa se encontra na Índia, compreendendo mais de 239 milhões no Facebook e 230 milhões no Instagram. Os Estados Unidos, por sua vez, são o segundo país com o maior número de usuários em ambas as redes, que somadas atingem um número de pouco mais de 330 milhões.
Como os usuários são monetizados?
Por fim, é importante entender que não basta ter uma base gigante de usuários. Também é necessário saber exatamente como tirar proveito disso para veicular as propagandas. No caso, o Facebook/Meta usa os dados fornecidos pelas pessoas no momento em que elas fazem a conta. Isso pode incluir desde dados demográficos até coisas mais pessoais. Então, quando uma empresa quiser anunciar os seus produtos ou serviços, ela precisará especificar exatamente qual é o público-alvo que ela quer atingir. Vale destacar que esse público-alvo é apenas uma parcela dos mais de 2,9 bilhões de usuários totais que a companhia acumula ao redor do mundo. Gostou de saber sobre o número de vendas e produção do Facebook? Então aproveite para continuar acompanhando o Investidor10. Estamos sempre publicando novos conteúdos. Siga também, nossas redes sociais!