Procurando um investimento seguro? Confira as opções que separamos para você ao longo deste conteúdo e faça as suas escolhas.

Há muitos investimentos diferentes no mercado, e cada um deles pode servir a um propósito e se adequar melhor para um perfil específico de investidor. 

Justamente por haver uma variedade tão grande de investimentos, não é incomum que os investidores conservadores almejem por um investimento seguro.

Pensando nisso, neste artigo iremos falar um pouco sobre alguns investimentos que podem ser categorizados como os mais seguros. 

Investimento seguro em bancos – CDB

Investimento seguro em bancos - CDB
Investimento seguro em bancos – CDB – Foto: Freepik

Um dos produtos financeiros que melhor se encaixa na categoria de “investimento seguro”, é o CDB. A sigla CDB, por sua vez, significa “Certificado de Depósito Bancário”.

O CDB trata-se de um ativo emitido por bancos comerciais, que usam o dinheiro aplicado pelo investidor para financiar suas atividades.

Uma das razões pelas quais os bancos emitem CDBs é porque se trata de uma forma mais barata e imediata de conseguir recursos financeiros.

Em troca do dinheiro emprestado pelo investidor, o banco remunera esse indivíduo com juros em uma rentabilidade que pode variar de acordo com as configurações do CDB.

Características do CDB

Os três principais pontos a serem considerados pelo investidor antes de escolher um CDB para investir o seu dinheiro, são: 

  • Rentabilidade: se é um CDB com uma taxa prefixada ou pós-fixada, e se está atrelado a um indexador como o CDI ou a inflação;
  • Valor mínimo: alguns CDBs requerem um investimento mínimo de 500 reais e outros mais;
  • Liquidez: existem CDBs que podem ser resgatados diariamente, outros que pedem um período de carência, e aqueles fixados apenas no vencimento.

É importante ressaltar que o CDB é um investimento indicado a médio e longo prazo para investidores conservadores. E ele também conta com proteção do FGC.

Investimento seguro em imóveis e agronegócio – LCI e LCA

Investimento seguro em imóveis e agronegócio - LCI e LCA
Investimento seguro em imóveis e agronegócio – LCI e LCA – Foto: Freepik

O LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são opções de investimento seguro da renda fixa que têm a vantagem de serem isentos de IR.

A lógica do LCI e do LCA segue igual ao do CDI, ou seja, o investidor que aporta dinheiro nesses ativos está emprestando recursos para outras instituições em troca de juros.

No caso do LCI as instituições que se beneficiam desse empréstimo são:

  • Sociedades de crédito imobiliário;
  • Associações de poupança e empréstimo;
  • Companhias hipotecárias.

Isso porque o LCI serve para financiar atividades no setor imobiliário, o que significa que se trata de financiar construções, reformas e etc.

Já o LCA está completamente relacionado ao financiamento das atividades do agronegócio e toda a cadeia de agentes envolvidos nele.

No caso, são beneficiados diretamente pelos recursos os produtos rurais ou as cooperativas que buscam ajudar esse setor com financiamentos ligados a:

  • Produção, comercialização e industrialização de produtos agropecuários; 
  • Aquisição de insumos para o setor;
  • Financiamento de máquinas agrícolas;
  • Demais demandas do setor.

Tal como o CDB, tanto o LCI e o LCA são uma alternativa mais barata para se adquirir crédito nos seus respectivos setores, com juros inferiores aos praticados pelos bancos.

Principalmente se estivermos falando de um pequeno produtor sem capacidade de barganha. Depender do financiamento direto do banco pode causar prejuízos.

Características do LCI e do LCA

LCIs e LCAs são considerados um investimento seguro porque diferente de ativos da renda variável, estes não sofrem com tantas oscilações de mercado.

Isso, todavia, não significa que não possa haver algum risco, visto que o mercado imobiliário principalmente pode ser bastante volátil e o agronegócio sujeito a imprevistos.

Também deve-se considerar que a rentabilidade desse tipo de investimento varia de acordo com o indexador ao qual ele esteja atrelado. 

Isso porque LCIs e LCAs podem ser:

  • Prefixados: geralmente a taxa praticada de antemão pode variar entre 5 a 7% ao ano;
  • Pós-fixados: usando de um indexador como o CDI, esse tipo pode prometer uma remuneração de algo como 90% do CDI; 
  • Atrelados à inflação: esse tipo é dividido entre uma prefixação e uma pós-fixação, que promete uma taxa de juros de até 5% mais a variação da inflação.

Quanto à liquidez, é necessário avisar que LCIs e LCAs possuem uma dificuldade de resgate um pouco maior que o CDB, por exemplo. Muitas vezes com carência de 90 dias.

Em outros casos essa carência pode chegar até 12 meses ou até mesmo 36 meses, dependendo de qual for o indexador associado.

Por outro lado, as letras de crédito são protegidas pelo FGC, em um valor que pode chegar até 250 mil reais, garantindo ainda mais segurança a esse investimento.

Investimento seguro no governo – Tesouro Direto

Investimento seguro no governo - Tesouro Direto
Investimento seguro no governo – Tesouro Direto – Foto: Freepik

E por fim temos o Tesouro Direto, um investimento seguro que é o preferido de investidores conservadores e aqueles que estão começando no mundo dos investimentos.

O tesouro direto, assim como os demais produtos financeiros dessa lista, funciona com a mesma lógica de financiamento de atividades, só que agora o destinatário é o governo.

Em resumo, o tesouro direto serve para financiar as atividades do governo no tocante à prestação de serviços públicos diversos.

Um fato importante é que esse investimento pode ser considerado um dos mais seguros, visto que o governo é o melhor pagador que há. 

As chances de um calote do governo com o pagamento dos investidores é quase inexistente. É claro que sempre há o risco país, mas o Brasil é uma economia estável.

Características do Tesouro Direto

O Tesouro Direto também é um investimento que pode variar em suas configurações. Por conta disso existem três tipos de Tesouro Direto:

  • Tesouro Prefixado: esse título funciona com uma taxa previamente estabelecida e pode haver o pagamento de juros semestrais;
  • Tesouro IPCA: um título híbrido, compondo sua rentabilidade com a variação do IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo) mais uma taxa prefixada;
  • Tesouro SELIC: esse título é pós-fixado e sua rentabilidade acompanha as variações da taxa SELIC, a taxa básica de juros do Brasil.

Quanto ao resgate, este pode ser feito a qualquer hora, no entanto, dependendo do tesouro escolhido, o valor pode acabar vindo descontado. A única exceção é o tesouro SELIC.

Para concluir, vale ressaltar que sobre o Tesouro incide a cobrança de impostos e pode  também haver a cobrança de taxas de administração e custódia.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o nosso blog e acompanhe o Investidor 10 nas redes sociais.