A Pepsico Inc., com sede nos Estados Unidos, é uma das líderes globais no setor de consumo não cíclico, e foi criada por Donald Kendall e Herman Lay, a partir da fusão entre a Pepsi-Cola Company e a Frito-Lay, Inc..
Essa fusão deu origem a uma estrutura organizada, que atua em sete segmentos de negócios, cada um voltado para mercados e produtos específicos em diversas regiões do mundo:
- Frito-Lay North America (FLNA): focado em alimentos e lanches nos EUA e Canadá.
- Quaker Foods North America (QFNA): inclui cereais, arroz e massas nos EUA e Canadá.
- PepsiCo Beverages North America (PBNA): dedicado às bebidas no mercado norte-americano.
- América Latina (LatAm): operações de bebidas e alimentos na região.
- Europa: produção e comercialização de lanches e bebidas em toda a Europa.
- África, Oriente Médio e Sul da Ásia (AMESA): focado nesses mercados emergentes.
- Ásia-Pacífico, Austrália e Nova Zelândia e Região da China (APAC): abrangendo operações nesses territórios.
Entre os produtos de maior sucesso, destacam-se marcas de salgadinhos como Cheetos, Doritos, Lay’s, Ruffles e Quaker, além de concentrados de bebidas e produtos sob marcas como Pepsi, Gatorade, 7UP, Mirinda e Tropicana.
A estrutura operacional da Pepsico é integrada com uma cadeia de suprimentos eficiente e um modelo de produção que combina inovação, sustentabilidade e expansão de mercado.
Suas operações ocorrem por meio de uma estrutura robusta, que envolve operações próprias, engarrafadores autorizados, fabricantes contratados e distribuidores terceiros.
Dessa forma, a comercialização de seus produtos ocorre em mais de 200 países e territórios. Essa extensa presença garante a disponibilidade de seus produtos em mercados estratégicos que a posicionam como uma marca global.
No Brasil, a Pepsico é negociada na B3 por meio do BDR PEPB34, enquanto no mercado internacional suas ações são listadas na NYSE sob o ticker PEP.
História e quando foi criada a Pepsico Inc.
A história da Pepsico teve início em 1965, com a fusão entre a Pepsi-Cola Company, liderada por Donald Kendall, e a Frito-Lay, Inc., sob o comando de Herman Lay.
A fusão tinha como objetivo criar uma empresa integrada que combinasse lanches salgados e refrigerantes, formando assim a PepsiCo, Inc., que rapidamente se consolidou como uma potência no setor de alimentos e bebidas.
Sua origem se deu em 1880, quando o farmacêutico Caleb Bradham, de New Bern, Carolina do Norte, criou uma fórmula de bebida gaseificada, batizada como “Pepsi-Cola”.
A empresa foi formalmente constituída em 1919, no estado de Delaware, mas enfrentou dificuldades financeiras que levaram à sua falência em 1931.
Nesse mesmo ano, a marca e a receita foram adquiridas por Charles Guth, proprietário de uma fabricante de xaropes em Baltimore, Maryland.
Sob sua administração, a empresa expandiu sua linha de produtos e conquistou novos mercados.
Na década de 1960, a Pepsi diversificou ainda mais seus produtos, lançando a Pepsi Diet e adquirindo empresas do setor alimentício.
Então, a fusão com a Frito-Lay em 1965 trouxe uma nova dimensão aos negócios, ampliando o alcance global da empresa.
A Pepsico continuou sua trajetória por meio de aquisições estratégicas, como em 1998, com a aquisição da Tropicana Products, fortalecendo sua presença no segmento de sucos naturais.
Mais tarde, em 2001, adquiriu a Quaker Oats Company, incorporando ao seu portfólio marcas icônicas como Gatorade, expandindo sua atuação no mercado de bebidas esportivas e cereais matinais.
Entre 2020 e 2024, a empresa investiu em inovação, expandindo sua linha de produtos com opções de baixo teor de açúcar e ingredientes naturais, além de aumentar sua presença digital e nos canais de e-commerce.
Informações Complementares
A empresa Pepsico Inc. (Estados Unidos), está listada na Nasdaq com um valor de mercado de $ 199,27 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 18,17 Bilhões.
Com um total de 291.000 funcionários, a empresa está listada no setor de Consumo Não-Cíclico e categorizada na indústria de Bebidas (não alcoólicas).
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 91,85 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 9,58 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 20,80, um P/VP de 10,97 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da PEP ficou em 3,67%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR PEPB34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker PEP.