A Santos Brasil é uma empresa de operação portuária de contêineres que opera cinco terminais marítimos. São três terminais de contêineres, SENDO ATecon Santos em São Paulo, a Tecon Vila do Conde no estado do Pará e a Tecon Imbituba em Santa Catarina. Também opera um terminal de carga geral, o TCG Imbituba (SC). Ainda opera um terminal exclusivo para movimentação de veículos (TEV) em Santos.
A estrutura da empresa inclui dois Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (localizados em Santos e Guarujá). Também possui um Centro de Distribuição em São Bernardo do Campo, além de uma frota própria de transporte rodoviário. A companhia totaliza 760 metros de cais acostável com a incorporação de 250 metros aos 510 metros originais.
Em 2006 abriu seu capital na bolsa por meio de IPO. E em 2016 passou a ser classificado no segmento Novo Mercado da B3. Em 2017 prorrogou a concessão de Vila do Conde por 15 anos. A Santos Brasil está listada na B3 com ações ordinárias (STBP3) e também está no mercado fracionado (STBP3F).
HISTÓRIA DA SANTOS BRASIL
A Santos Brasil foi criada em 1997, quando ocorreu também a aquisição da concessão do Tecon Santos por U$$250 milhões.
Em 2006, devido a uma reestruturação societária, é criada a holding Santos Brasil Participações S/A, com capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e serviços portuários e logísticos pelo País. Por meio do Termo de Permissão de Uso – TPU, a empresa passa a operar o TEV, Terminal de Veículos, no Porto de Santos.
A holding incorpora a Mesquita Soluções Logísticas no ano seguinte, além dos serviços oferecidos pela “Santos Brasil S/A”. 19,7% dos contêineres movimentados na costa brasileira passam pelo Tecon Santos, terminal da empresa na margem esquerda do Porto de Santos. Teve também início das obras de expansão do Tecon Santos, que vai conferir ao local 980 metros de cais acostável.
No ano de 2018 a produtividade do Tecon Santos, medida por Movimentos por Hora (MPH), atinge a marca de 55 MPH. Tal Índice era de 11 MPH em 1997, quando a Santos Brasil assumiu a operação do terminal. A empresa venceu a licitação para administrar o Tecon Imbituba, no Porto de Imbituba. O processo foi conduzido pela Companhia Docas de Imbituba. Neste mesmo ano, ganha o direito de administrar o Tecon Vila do Conde, no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará.
O Tecon Santos, operado pela empresa, recebe os primeiros portêineres Super Post-Panamax do continente americano no ano de 2009. Em parceria com o Instituto Iochpe, é fundada a Escola Santos Brasil Formare, que capacita jovens da Baixada Santista para trabalhar com operações portuárias e operações logísticas. Através de sua subsidiária Union Armazenagem e Operações Portuária, a empresa venceu licitação para o arrendamento do Terminal de Veículos – TEV.
A partir de um estudo de posicionamento institucional, em 2010, a empresa revê sua logomarca e toda a sua comunicação visual. O cais acostável do Tecon Santos passa a ter 980 metros com a inauguração do Terminal 4 (T4).
O Tecon Imbituba recebe, em 2011, portêineres vindos da China e tem seu cais ampliado para 660 metros. No ano seguinte, a empresa atingiu 55% de “market share” no Porto de Santos. Em 2013 a consultoria Standard & Poor’s eleva o rating da organização para “brAAA”, nível mais alto da Escala Nacional Brasil.
Em agosto de 2014, a empresa recebeu a primeira autorização da Antaq para antecipar a prorrogação do contrato de administração do Tecon Santos por mais 25 anos.
Informações Complementares
A empresa SANTOS BRASIL, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 11,10 Bilhões , tendo um patrimônio de R$ 2,30 Bilhões.
Com um total de 3.086 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Bens Industriais e no segmento Serviços de Apoio e Armazenagem.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 2,78 Bilhões, que gerou um lucro no valor de R$ 760,68 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 14,60, um P/VP de 4,82 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da SANTOS BRASIL ficou em 5,78% .