A Arezzo Indústria e Comércio S.A. é uma companhia de varejo que opera no ramo de acessórios femininos, bolsas e calçados. Atualmente a empresa é considerada a maior marca no mercado de varejo de calçadista feminino fashion da América Latina, unindo conceito, design contemporâneo a uma alta qualidade.
Além de si própria, a companhia detém outras cinco marcas: Anacapri, Alme, Alexandre Birman, Fiever e Schutz. Cada uma de suas marcas dispõem de lojas de e-commerce. Desde sua fundação vem se desenvolvendo e expandindo, o que a tornou a principal produtora nacional de acessórios femininos, bolsas e calçados, chegando a vender mais de 10 milhões de produtos ao ano.
Na atualidade, a empresa conta com uma rede de franquias com mais de 356 lojas repartidas em cerca de 180 municípios e marca presença em cada um dos estados do país.
Presente na bolsa de valores brasileiro no setor de Novo Mercado, a Arezzo se apresenta no mercado de ações sob o código ARZZ3 e no mercado fracionado com ações no código ARZZ3F.
Em 2019 a empresa alcançou uma receita líquida de mais de R$ 1,6 bilhões, com um crescimento de 10% em comparação ao ano anterior, atingindo assim, um lucro líquido de R$ 162,1 milhões.
História da Arezzo
Fundada em 1972, por Anderson Birman, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A empresa utilizou da década de 1980 para expandir e estruturar a empresa, efetuando assim, a verticalização da fabricação no estado de Minas Gerais.
Na década de 1990, passou a investir no varejo e inaugurou a primeira loja conceito da marca em São Paulo. Neste momento, as atividades em suas fabricas foram finalizadas em Minas Gerais e a terceirização da fabricação começou a ser operada na região do Vale do Sinos, no estado do Rio Grande do Sul. Em 1995, fundou a marca Schutz.
Em 2007, aconteceu a admissão do fundo de private equity Tarpon na empresa. Em 2008, realizou o lançamento da marca Anacapri. Em 2009, Alexandre Birman, o responsável pela criação da marca Schutz, criou sua própria grife, está recebeu o seu nome.
Em 2011, deu entrada para a bolsa de valores brasileira, sendo apresentada no setor de Novo Mercado. Em 2012, em Nova Iorque, a empresa teve sua primeira loja fora do país inaugurada, a mesma recebeu o nome da marca Schutz.
Em 2015, lançou a marca Fiever no mercado. Em 2018, lançou a Alme, caracterizada como a sexta marca do grupo a integrar o mercado.
O estabelecimento no mercado brasileiro pode ser visto tanto em seu crescimento e criação de novas marcas, quanto através do histórico de premiações obtidos pela empresa, dentre eles: Prêmio Alshop Visa, Prêmio HorsConcours pelo voto de seus clientes, recebeu também sete vezes o título de Melhor Franquia do Brasil no Segmento Vestuário, Calçados e Acessórios pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, oito anos eleita com o título de Excelência em Franquias pela Associação Brasileira de Franchising, classificada como Top of Mind pela La Clé e presente no ranking de Marcas Mais Valiosas do Brasil, da Isto É Dinheiro.
Informações Complementares
A empresa AREZZO&CO, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ - , tendo um patrimônio de R$ 2,94 Bilhões.
Com um total de 2.929 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Tecidos, Vestuário e Calçados.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 4,89 Bilhões, que gerou um lucro no valor de R$ 406,85 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 13,19, um P/VP de 1,84 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da AREZZO&CO ficou em 2,50% .