A Roblox Corporation é uma plataforma de entretenimento, categorizada no setor de outros, fundada por David Baszucki e Erik Cassel com o propósito de criar uma plataforma interativa que unisse criação, entretenimento e aprendizado, permitindo que usuários desenvolvessem e participassem de experiências virtuais imersivas.
Sem envolvimento governamental em sua fundação, a Roblox foi concebida para democratizar a criação de conteúdos digitais, oferecendo ferramentas acessíveis para desenvolvedores e jogadores ao redor do mundo.
A visão de seus fundadores era construir um ambiente onde criatividade e colaboração fossem os pilares centrais. O principal produto da empresa é sua plataforma homônima, Roblox, que combina criação de jogos, interação social e uma economia virtual robusta.
Entre os serviços oferecidos estão o Roblox Studio, ferramenta que permite a criação de experiências personalizadas, e o Robux, moeda digital utilizada para transações dentro da plataforma.
Além disso, a Roblox organiza eventos virtuais e parcerias com marcas globais, ampliando sua relevância no mercado. Com uma base de usuários global, a Roblox atua em mercados locais, nacionais e internacionais, com forte presença em países como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Coreia do Sul.
A plataforma é acessível em diversos idiomas, o que facilita sua expansão em mercados emergentes e desenvolvidos. Os fatores de mercado que impulsionam a Roblox incluem o crescimento do setor de jogos online, a popularização do conceito de metaverso e o avanço de tecnologias como realidade virtual e aumentada.
Investindo em iniciativas educacionais e parcerias estratégicas, posicionou-se como líder no segmento de plataformas interativas. Com uma base de mais de 60 milhões de usuários ativos diários e milhões de desenvolvedores, a Roblox conta com uma estrutura operacional altamente digital, composta por servidores globais e equipes de suporte técnico e desenvolvimento distribuídas em escritórios estratégicos.
No Brasil, a Roblox é listada no mercado internacional na Nasdaq sob o ticker RBLX, e no Brasil, por meio do BDR R2BL34.
História e quando foi criada a Roblox Corporation
Fundada em 2004, em San Mateo, Califórnia, por David Baszucki e Erik Cassel, a Roblox Corporation começou como uma ideia para combinar aprendizado e diversão em um ambiente virtual.
Inspirados pelo software educativo "Interactive Physics", criado anteriormente por Baszucki, os fundadores vislumbraram uma plataforma onde a criatividade e a colaboração fossem acessíveis a todos, independentemente da idade ou nível de habilidade técnica.
Os primeiros anos foram desafiadores, com a Roblox enfrentando limitações tecnológicas e dificuldade para atrair um público significativo. Em 2006, a plataforma foi oficialmente lançada, trazendo ferramentas inovadoras como o Roblox Studio, que permitia a qualquer usuário criar seus próprios jogos.
Apesar do início cauteloso, a introdução de recursos como o Robux, moeda virtual da plataforma, e a ampliação de funcionalidades sociais começaram a atrair um público crescente.
Então entre 2010 e 2020, a Roblox experimentou um crescimento exponencial. A chegada da plataforma a dispositivos móveis, como iOS e Android, em 2012, e a expansão para consoles, como o Xbox, em 2015, ampliaram significativamente sua base de usuários.
Durante esse período, a empresa também investiu em parcerias com marcas globais e eventos virtuais, consolidando-se como uma plataforma de entretenimento interativo e social.
Sua oferta pública inicial (IPO) realizada em 2021 foi um marco, avaliando a companhia em mais de US$ 40 bilhões, entrando para o seleto grupo de líderes do mercado de tecnologia. Com isso, a Roblox continuou a expandir sua atuação global, investindo em novas tecnologias e aprimorando sua infraestrutura.
E ao longo dos anos, a empresa passou por adaptações relacionadas à segurança de crianças na plataforma e à regulação de sua economia virtual, seguindo com inovações no metaverso e parcerias estratégicas.
Sua composição acionária conta com participação de investidores institucionais e uma base de usuários crescente, posicionando a Roblox como uma das principais plataformas de interação digital no mundo.
Informações Complementares
A Empresa Roblox Corp (Estados Unidos), está listada na Nasdaq com um valor de mercado de $ 39,47 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 208,65 Milhões.
A Empresa está listada no setor de Outros e categorizada na indústria de Outros.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 3,60 Bilhões, que gerou um prejuízo no valor de $ -935,37 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de -42,20, um P/VP de 189,16 e nos últimos 12 meses a Empresa não pagou dividendos.
A Empresa é negociada no Brasil através do BDR R2BL34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker RBLX.