Trump diz que EUA vão mandar nas áreas das bases militares na Groenlândia

Segundo ele, os Estados Unidos assumiriam a propriedade dessas terras, reforçando o controle estratégico sobre a região.

Author
Publicado em 24/01/2026 às 17:42h - Atualizado Agora Publicado em 24/01/2026 às 17:42h Atualizado Agora por Matheus Silva
“Teremos tudo o que queremos”, disse Trump ao jornal (Imagem: Shutterstock)
“Teremos tudo o que queremos”, disse Trump ao jornal (Imagem: Shutterstock)
🚨 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país terá soberania sobre as áreas da Groenlândia onde estão instaladas bases militares americanas. 
Segundo ele, os Estados Unidos assumiriam a propriedade dessas terras, reforçando o controle estratégico sobre a região. A declaração foi feita em entrevista ao New York Post, publicada após conversa realizada na última sexta-feira (23). Trump afirmou que há negociações em andamento e demonstrou confiança no avanço das tratativas. 
“Teremos tudo o que queremos. Temos algumas negociações interessantes em andamento”, disse ao jornal.
De acordo com uma fonte ouvida pela publicação, o modelo estudado pelos Estados Unidos poderia se inspirar no acordo de “área de base soberana” existente no Chipre, onde bases militares do Reino Unido são tratadas como território britânico, mesmo fora de seu continente.
A fala de Trump ocorre após meses de pressão diplomática sobre a Dinamarca e aliados da União Europeia, em meio ao interesse americano em ampliar sua presença e influência na ilha, considerada estratégica do ponto de vista militar e geopolítico.
Na semana passada, o presidente adotou um tom menos agressivo. Em pronunciamento, afirmou ter recuado da possibilidade de uso da força e disse que os Estados Unidos já teriam garantido um acordo de “acesso total” e “permanente” à Groenlândia, sem detalhar os termos.
📊 A região tem ganhado relevância crescente no cenário internacional por sua posição estratégica no Ártico, em um contexto de tensões geopolíticas, disputas por rotas marítimas e interesses militares de grandes potências.