Se não tem publicidade, como o WhatsApp lucra?

Modelo de negócio é adaptado para empresas

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Publicado em 20/10/2024 às 10:00h - Atualizado 1 hora atrás Publicado em 20/10/2024 às 10:00h Atualizado 1 hora atrás por Wesley Santana
WhatsApp é o maior mensageiro do país (Imagem: Shutterstock)
WhatsApp é o maior mensageiro do país (Imagem: Shutterstock)

💰 Em seu último relatório, o WhatsApp afirmou que mais de 100 bilhões de mensagens são trocadas diariamente por meio da plataforma. Os brasileiros representam uma boa fatia deste número, já que sao um dos principais usuários do serviço em todo o mundo.

O que chama a atenção nesta plataforma do grupo Meta (M1TA34), porém, é que, diferente de outras redes sociais, não há circulação de anúncios. Neste cenário, a pergunta que fica é como o WhatsApp lucra?

Os usuários pessoas físicas de fato não pagam pelo serviço de envio e recebimento de mensagens. Mas as empresas que oferecem serviços na plataforma, sim, e os fazem para conseguir expor seus produtos em uma vitrine que tem muito potencial.

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Em alguns países, é possível ir muito além que o uma troca comum de mensagens, como aquisição de passagens. Em entrevista à BBC News, o vice-presidente de business mensaging da Meta, Nikila Srinivasan, destaca que o objetivo da plataforma é fazer com que negócios sejam fechados sem a necessidade de sair do mensageiro.
“Isso significa que, se você quiser reservar um ingresso, se quiser dar início a uma devolução, se quiser fazer um pagamento, poderá fazer isso sem nunca ter que deixar o bate-papo. E logo depois voltar para todas as outras conversas da sua vida”, pontuou.

A plataforma também passou a ser usada como um intermediário de pagamento para produtos vendidos em outros serviços do mesmo grupo. Assim, um usuário escolhe um produto pelo Instagram e é levado ao WhatsApp para efetuar o pedido e, posteriormente, o pagamento.

Quanto custa o WhatsApp Premium no Brasil?

💵 Para os empreendedores e empresas que querem assinar o plano premium do WhatsApp no Brasil, a mensalidade hoje custa cerca de R$ 25. O plano anual oferece um desconto de quase 20% aos usuários, saindo por R$ 250.

Essa assinatura permite que as empresas se destaquem podendo ter uma página personalizada dentro da plataforma, além de conectar diversos aparelhos em uma única conta.