IRPF 2025: Saiba como declarar ações no Imposto de Renda

Investidores devem reportar dados à Receita Federal anualmente

Author
Publicado em 20/02/2025 às 11:57h - Atualizado 13 horas atrás Publicado em 20/02/2025 às 11:57h Atualizado 13 horas atrás por Wesley Santana
Imposto de Renda deve ser entregue nos próximos meses (Imagem: Shutterstock)
Imposto de Renda deve ser entregue nos próximos meses (Imagem: Shutterstock)

Declarar o Imposto de Renda é uma das tarefas mais difíceis do ano. A entrega do documento fica ainda mais complexa quando é preciso reportar produtos de renda variável, como ações.

Essa etapa do preenchimento requer uma atenção especial pois pode fazer com que a declaração caia na malha fina. No entanto, o Investidor 10 preparou um tutorial para te ajudar a passar longe do leão.

📃 Veja a seguir as principais dúvidas sobre declaração de ações no Imposto Renda:

Quais ações deve declarar no IRPF 2025?

A declaração a ser entregue neste ano é referente aos dados de 2024. Portanto, os investidores devem reportar à Receita Federal como estava sua carteira de investimentos no dia 31 de dezembro do ano passado.

O preenchimento dos investimentos em ações é feito na aba de “Bens e Direitos” do programa da RF. O detalhamento é feito depois da escolha de “Participações Societárias” e no campo 01, referente as ações listadas na bolsa de valores.

💰 Leia mais: Imposto de Renda 2025: Como declarar os investimentos em CDB

Quais informações é preciso incluir na declaração?

Quanto mais informações forem inseridas, menor a chance da declaração cair na malha fina. Por isso, preencha todos os campos disponíveis no programa, com o máximo possível de informações.

Entre os dados principais estão: CNPJ da empresa que se tem ações, quantidade de papéis na carteira (no fim de 2024), custo médio da aquisição, além da corretora onde os papéis estão custodiados.

Os contribuintes contam com o campo de “detalhamento”, onde todas essas informações podem ser inseridas. Algumas dessas informações podem já estar incluídas na declaração, caso opte por iniciar uma declaração pré-preenchida.

Todos precisam declarar ações no Imposto de Renda?

De modo geral, a principal dica dos especialistas é que se declare todas as informações financeiras ao fisco. No entanto, desde 2023, só é necessário reportar vendas de ações que tenham superado a faixa de R$ 40 mil.

Prazo da Declaração de IRPF 2025

Até o momento, a Receita Federal não divulgou novas informações sobre o prazo de envio do documento. Sendo assim, os contribuintes têm até o dia 31 de maio para entregar a Declaração do Imposto de Renda 2025.

A declaração pode ser enviada tanto pelo site quanto pelo aplicativo oficial da Receita Federal para dispositivos móveis. Além disso, o órgão disponibiliza uma versão pré-preenchida do documento, que já inclui algumas informações e garante prioridade no recebimento da restituição.

Guia completo do IRPF

📃 O Investidor 10 oferece um Guia Completo do Imposto de Renda Completo do Imposto de Renda para te auxiliar neste período desafiador do ano. Nosso material explica quem está obrigado a declarar, qual é a faixa de isenção e como consultar a restituição do imposto.