Presidente do Equador recebe apoio popular em plebiscito voltado à segurança pública
As medidas incluem patrulhas conjuntas policiais-militares, extradição de criminosos procurados e penas mais severas para crimes como terrorismo e assassinato.

🗳️ O presidente do Equador, Daniel Noboa, recebeu amplo respaldo dos eleitores para uma série de medidas voltadas à segurança pública para lidar com o aumento da criminalidade. A contagem inicial de votos realizada pelo conselho eleitoral nacional no domingo (21), revelou que entre 60% e 73% dos eleitores apoiaram as medidas propostas, que incluem restrições mais rigorosas sobre armas próximas a prisões e a ausência de liberdade condicional para crimes graves, como sequestro ou financiamento de terrorismo.
Também foi aprovada a possibilidade de os militares utilizarem armas confiscadas. Essas medidas, que incluem patrulhas conjuntas policiais-militares, extradição de criminosos procurados e penas mais severas para crimes como terrorismo e assassinato, visam combater o aumento da violência no país, que tem sido destaque nas manchetes internacionais.
Durante a votação, houve relatos de um diretor de prisão morto na província de Manabí e uma possível tentativa de motim em uma prisão na província de Los Rios. A agência de prisões Snai está investigando a morte do diretor Cosme Damian Parrales.
Noboa expressou satisfação com o apoio maciço às medidas de segurança, afirmando que agora o país tem mais recursos para enfrentar o crime e restaurar a paz às famílias equatorianas.
O crescimento das gangues de tráfico de drogas tem sido uma preocupação em toda a América Latina, transformando países outrora pacíficos como o Equador em cenários de conflito.
Embora algumas medidas propostas por Noboa tenham sido rejeitadas, como a contratação de trabalhadores por hora e o reconhecimento da arbitragem internacional, a votação foi considerada pacífica pelo conselho eleitoral do Equador, apesar de alguns contratempos causados por fortes chuvas.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump