Por que a Golden Goose desistiu do IPO?
A decisão pode ter sido influenciada após lançamento do IPO da Dr. Martens.
A Golden Goose, famosa por seus tênis "surrados" de 500 euros e queridinha de celebridades como Taylor Swift, estava pronta para entrar no mercado de ações. Após mais de 10 meses de preparativos, a marca italiana de calçados buscava levantar cerca de 600 milhões de euros em seu IPO na Bolsa de Milão, programado para sexta-feira (21).
👟 No entanto, nos últimos minutos antes da estreia, a Golden Goose surpreendeu a todos ao adiar o IPO. As razões para a decisão não foram oficialmente divulgadas, mas especula-se que a volatilidade do mercado europeu e a cautela dos investidores após o fracasso recente da IPO da Dr. Martens tenham influenciado a decisão.
Francesco Pascalizi, gestor do private equity Permira, controlador da Golden Goose, tomou a surpreendente decisão de cancelar a tão esperada IPO. A notícia pegou os bancos e investidores de surpresa, gerando choque e frustração. "De que diabos você está falando?", exclamou um banqueiro ao receber o telefonema sobre o cancelamento.
🗣️ Segundo diversas fontes envolvidas nas negociações, o processo foi marcado por "discussões longas e acaloradas" entre os bancos coordenadores e o private equity Permira, controlador da Golden Goose. As divergências de pontos de vista teriam sido o principal motivo para o cancelamento da oferta pública inicial.
Com o cancelamento da Golden Goose, outras empresas que vinham planejando listagens este ano podem agora pecar por excesso de cautela e adiar seus planos. O receio é que a volatilidade do mercado e a cautela dos investidores continuem a dificultar a realização de IPOs na Europa.
📃 O cancelamento de última hora do IPO da Golden Goose pela Permira, private equity que controla a marca italiana de calçados, revela o nervosismo da empresa após uma série de listagens decepcionantes em seu portfólio.
Um dos casos mais emblemáticos é a Dr. Martens, fabricante de botas que abriu capital na Bolsa de Londres em 2021 com grande expectativa, mas desde então emitiu cinco alertas de lucro e viu suas ações despencarem 80%. "A Permira não pode se dar ao luxo de outro fiasco como o da Dr. Martens", afirmou um banqueiro à Bloomberg.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país