Por que a Golden Goose desistiu do IPO?

A decisão pode ter sido influenciada após lançamento do IPO da Dr. Martens.

Author
Publicado em 24/06/2024 às 10:06h - Atualizado 5 meses atrás Publicado em 24/06/2024 às 10:06h Atualizado 5 meses atrás por Elanny Vlaxio
O processo foi marcado por "discussões longas e acaloradas"  (Shutterstock)
O processo foi marcado por "discussões longas e acaloradas" (Shutterstock)

A Golden Goose, famosa por seus tênis "surrados" de 500 euros e queridinha de celebridades como Taylor Swift, estava pronta para entrar no mercado de ações. Após mais de 10 meses de preparativos, a marca italiana de calçados buscava levantar cerca de 600 milhões de euros em seu IPO na Bolsa de Milão, programado para sexta-feira (21).

👟 No entanto, nos últimos minutos antes da estreia, a Golden Goose surpreendeu a todos ao adiar o IPO. As razões para a decisão não foram oficialmente divulgadas, mas especula-se que a volatilidade do mercado europeu e a cautela dos investidores após o fracasso recente da IPO da Dr. Martens tenham influenciado a decisão.

Francesco Pascalizi, gestor do private equity Permira, controlador da Golden Goose, tomou a surpreendente decisão de cancelar a tão esperada IPO. A notícia pegou os bancos e investidores de surpresa, gerando choque e frustração. "De que diabos você está falando?", exclamou um banqueiro ao receber o telefonema sobre o cancelamento.

Leia também: Musk vai receber bônus de R$ 305 bilhões como remuneração de acionistas da Tesla (TSLA34)

🗣️ Segundo diversas fontes envolvidas nas negociações, o processo foi marcado por "discussões longas e acaloradas" entre os bancos coordenadores e o private equity Permira, controlador da Golden Goose. As divergências de pontos de vista teriam sido o principal motivo para o cancelamento da oferta pública inicial.

Com o cancelamento da Golden Goose, outras empresas que vinham planejando listagens este ano podem agora pecar por excesso de cautela e adiar seus planos. O receio é que a volatilidade do mercado e a cautela dos investidores continuem a dificultar a realização de IPOs na Europa.

📃 O cancelamento de última hora do IPO da Golden Goose pela Permira, private equity que controla a marca italiana de calçados, revela o nervosismo da empresa após uma série de listagens decepcionantes em seu portfólio.

Um dos casos mais emblemáticos é a Dr. Martens, fabricante de botas que abriu capital na Bolsa de Londres em 2021 com grande expectativa, mas desde então emitiu cinco alertas de lucro e viu suas ações despencarem 80%. "A Permira não pode se dar ao luxo de outro fiasco como o da Dr. Martens", afirmou um banqueiro à Bloomberg.