ANP libera Petrobras (PETR4) para voltar a perfurar na Foz do Amazonas
Apesar da autorização, a retomada da perfuração está condicionada ao cumprimento de uma série de exigências técnicas.
A Petrobras (PETR4) vai retomar a exploração de petróleo na África. É que a companhia concluiu nesta quinta-feira (8) a compra de participações em três blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe.
🤝 A compra dos blocos foi anunciada em dezembro de 2023, depois que a companhia brasileira assinou um memorando de entendimento com a Shell (SHEL), para a "identificação de oportunidades de negócio entre as empresas no segmento de upstream".
Leia também: Petrobras (PETR4): Vendas recuam em 2023, mesmo com produção em alta
🇸🇹 A aquisição, contudo, estava sujeita à aprovação dos órgãos reguladores. Por isso, só foi concluída agora. Com isso, a Petrobras passa a deter 45% de dois blocos exploratórios e 25% em um terceiro bloco localizado em São Tomé e Príncipe.
Com isso, a Petrobras também assinou aditivos aos contratos de partilha de produção e Joint Operating Agreements dos referidos blocos. Veja a composição de cada um:
Em comunicado ao mercado, a Petrobras disse que "a operação marca a retomada da atuação exploratória no continente africano, com o propósito de diversificação de portfólio, e está alinhada à estratégia de longo prazo da Companhia, visando à recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria".
A Petrobras não revelou o valor do negócio. Disse apenas que "a aquisição dos blocos em São Tomé e Príncipe observou todos os trâmites internos de governança da companhia, estando em linha com o Plano Estratégico 2024-2028+".
Apesar da autorização, a retomada da perfuração está condicionada ao cumprimento de uma série de exigências técnicas.
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
O objetivo é compensar o declínio natural de campos mais antigos e reforçar a presença da companhia.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?