Petrobras (PETR4) vai reajustar combustíveis? Veja o que diz análise

A gasolina está sendo vendida com um desconto de 7%.

Author
Publicado em 09/01/2025 às 19:56h - Atualizado 7 horas atrás Publicado em 09/01/2025 às 19:56h Atualizado 7 horas atrás por Elanny Vlaxio
A estatal vem oferecendo descontos de cerca de 12% no diesel (Imagem: Shutterstock)
A estatal vem oferecendo descontos de cerca de 12% no diesel (Imagem: Shutterstock)

⛽ A Petrobras (PETR4) pode aumentar os preços da gasolina e do diesel, segundo análise da Santander Corretora. A estatal vem oferecendo descontos de cerca de 7% na gasolina e 12% no diesel, mas a alta recente nos preços do petróleo no Golfo do México, impulsionada por eventos climáticos e tensões geopolíticas, pode levar a um reajuste.

Embora o dólar tenha se mantido estável, em torno de R$ 6,10, a Santander Corretora aponta que a diferença entre os preços dos combustíveis no Brasil e no mercado internacional aumentou. Desde os últimos ajustes da Petrobras, a gasolina está sendo vendida com um desconto de 7% e o diesel, com 12%, em relação ao PPI (preço de paridade de importação).

Leia também: 19 empresas fecharam patrocínio no BBB 25; veja quanto pagaram pelas cotas

Para restaurar as margens históricas, a Petrobras precisaria elevar os preços da gasolina e do diesel em cerca de 7% a 8%, segundo o Santander. Atualmente, as margens da gasolina e do diesel estão abaixo da média histórica. No entanto, a oferta elevada de gasolina no Atlântico pode limitar uma alta significativa nos preços internacionais no curto prazo.

💰 Além disso, o aumento do ICMS sobre combustíveis, previsto para 1º de fevereiro, pode adiar um possível reajuste nos preços da gasolina pela Petrobras, especialmente devido ao impacto na inflação. Embora a empresa tenha margem para ajustar os preços da gasolina, o cenário inflacionário atual e a volatilidade dos mercados internacionais tornam a decisão mais complexa. No caso do diesel, as margens ainda são consideradas saudáveis, o que pode manter os preços estáveis por enquanto.

A intensa concorrência no mercado de diesel, com importadores atuantes mesmo com o desconto oferecido pela Petrobras, permite que a estatal mantenha os preços desse combustível estáveis. Com isso, a Petrobras deverá tomar decisões importantes nas próximas semanas, que definirão o impacto desses fatores no mercado de combustíveis e em seus resultados, é o que diz o relatório.

PETR4

Petrobrás
Cotação

R$ 36,84

Variação (12M)

9,28 % Logo Petrobrás

Margem Líquida

16,81 %

DY

21.11%

P/L

5,67

P/VP

1,22