Petrobras (PETR4) avança na África, com aquisição na Namíbia
A estatal comprou uma participação de 42,5% em um bloco exploratório de 11 mil km².
A Petrobras (PETR4) registrou uma produção total de óleo e gás natural de 2,78 milhões de barris de óleo equivalente por dia em 2023. O resultado é 3,7% maior que o de 2022 e superou a meta de produção da petroleira, que era de 2,1 milhões de barris por dia.
📈 O resultado operacional da Petrobras em 2023 foi divulgado nesta sexta-feira (26) e, de acordo com a petroleira, é fruto de recordes operacionais e da entrada em operação de quatro novas plataformas de petróleo, no pré-sal. O pré-sal, por sinal, foi responsável por 78% de toda a produção da Petrobras em 2023.
Leia também: Ibovespa sobe 0,62% e tem primeira semana de alta em 2024
De acordo com a Petrobras, a produção total própria de óleo e gás natural no pré-sal alcançou o patamar inédito de 2,17 milhões de barris de óleo equivalente por dia em 2023. O recorde anterior havia sido de 1,97 milhões de barris, em 2022.
⛽ A companhia também atingiu o recorde de produção total operada de óleo e gás natural. Neste caso, a produção foi de 3,87 milhões de barris, acima do até então recorde de 3,64 milhões de barris de 2022. Já a produção comercial de óleo e gás natural subiu 3,5%, de 2,36 milhões de barris em 2022 para 2,44 milhões de barris em 2023.
Em comunicado ao mercado, a companhia disse que "estes resultados reforçam o compromisso da Petrobras com os investidores e com a sociedade brasileira".
A Petrobras também informou nesta sexta-feira (26) que as suas estimativas de reservas provadas de óleo, condensado e gás natural alcançaram 10,9 bilhões de barris de óleo equivalente ao final de 2023, sendo 84% de óleo e condensado e 16% de gás natural.
💲 O resultado é superior ao do final de 2023 (10,5 bilhões) e, segundo a companhia, foi possível por causa da manutenção da "trajetória de adição significativa de reservas (1,5 bilhão de boe), com foco em ativos rentáveis e em alinhamento com nossa busca por uma transição energética justa".
Veja a evolução das reservas da Petrobras em 2023:
A Petrobras ressaltou que a relação entre as reservas provadas e a produção se manteve em 12,2 anos. A companhia também disse, contudo, que, "considerando a produção esperada para os próximos anos, é essencial seguir investindo em maximização do fator de recuperação e principalmente em exploração de novas fronteiras, para repor as reservas de petróleo e gás".
A estatal comprou uma participação de 42,5% em um bloco exploratório de 11 mil km².
Apesar da autorização, a retomada da perfuração está condicionada ao cumprimento de uma série de exigências técnicas.
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?