Greve na Petrobras (PETR4): Petroleiros entram em greve por tempo indeterminado
Segundo a FUP, trabalhadores de seis refinarias aderiram à greve nesta segunda-feira (15).
A Petrobras (PETR4) deu mais um passo no projeto de construção de uma fábrica de e-metanol no Brasil.
🤝 A estatal vinha avaliando o negócio há cerca de um ano com a dinamarquesa European Energy, por meio de um Memorando de Entendimentos. Nesta quarta-feira (27), as empresas avançaram para a assinatura de um Acordo de Princípios.
"Este acordo representa uma importante etapa nas negociações para estruturar uma parceria de negócios visando à implantação de uma planta de e-metanol em escala comercial no Brasil, a ser instalada em Pernambuco", disse a Petrobras.
A European Energy já vinha dando seguimento ao projeto antes mesmo de firmar o acordo com a Petrobras. A empresa dinamarquesa arrendou uma área de dez hectares no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no litoral pernambucano, em abril deste ano. Cinco meses depois, confirmou o plano de construir uma fábrica de e-metanol no local.
💲 O projeto da European Energy prevê um investimento de R$ 2 bilhões. A expectativa é de que a planta entre em operação em julho de 2026 e movimente cerca de 100 mil toneladas de e-metanol por ano.
A Petrobras não explicou como pensa em entrar nesse projeto, mas ressaltou que o acordo com a European Energy está alinhado ao seu novo planejamento estratégico. Segundo a estatal, o plano visa "preparar a Petrobras para liderar a transição energética justa, reduzindo suas emissões e ampliando a oferta de produtos mais sustentáveis".
O e-metanol ou metanol verde é uma solução de baixo carbono que pode ser usada em processos industriais ou como combustível, especialmente no transporte marítimo.
Segundo a FUP, trabalhadores de seis refinarias aderiram à greve nesta segunda-feira (15).
Há preocupações também com a possível queda do preço do Brent abaixo de US$ 60 por barril.
A maior parte do provento será paga sob a forma de JCP, que estão sujeitos à retenção de IR.
Estatal propôs um reajuste real de 0,5% em 2026, mas categoria considera proposta insuficiente.
Estatal recebeu 19 propostas e deve atuar no fornecimento de biometano a partir de 2026.
Segundo a FUP, 3,1 mil aprovados para o cadastro de reserva aguardam convocação.
Caso a empresa seja vencedora, o objetivo será preparar um parque de baterias para atender à demanda em 2028.
Com essa iniciativa, a estatal se tornou a primeira empresa a produzir integralmente no Brasil esse tipo de combustível.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?