Petrobras (PETR4): Guerra no Oriente Médio pode elevar preço do diesel

Segundo presidente da petroleira, decisão depende da volatilidade nos preços do petróleo em decorrência da guerra em Israel

Publicado em 09/10/2023 às 15:01h Publicado em 09/10/2023 às 15:01h por Juliano Passaro
(Shutterstock)
(Shutterstock)

O presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), Jean Paul Prates, disse, nesta segunda-feira (9), que a guerra entre o grupo extremista Hamas e Israel pode provocar um aumento nos preços dos combustíveis no Brasil, principalmente do Diesel. A fala foi dita durante evento organizado pela Câmara de Comércio Noruega e Brasil, pelo Innovation Norway e pelo consulado geral da Noruega, no Rio de Janeiro.

Segundo Prates, o reajuste nos preços da Petrobras aconteceria caso acontecesse uma elevação nos derivados de petróleo em decorrência do cenário internacional.

“Na guerra, provavelmente vai ter aumento de volatilidade. [Haverá] variações muito especulativas em cima disso aí e [a situação] vai mostrar como é útil e como está dando certo a política de preços atual, pelo menos da Petrobras, como ela é capaz de mitigar um pouco esses efeitos”, afirmou Prates. 

Segundo o presidente da Petrobras, a companhia não está se preparando especificamente para isso. Prates destacou que não há muito o que ser feito além do que a empresa já faz em relação aos preços.

“Na verdade, não tem que fazer muito mais o que fazer do que a gente já está fazendo. Ter habilidade de ir acompanhando os preços, principalmente do diesel, e ir se organizando de acordo com isso. Se tiver que haver ajuste, a gente vai fazer ajuste”, disse Prates.