Petrobras (PETR4) avança na África, com aquisição na Namíbia
A estatal comprou uma participação de 42,5% em um bloco exploratório de 11 mil km².
A Petrobras (PETR4) confirmou nesta sexta-feira (2) a troca do comando do seu CAE (Comitê de Auditoria Estatutária).
⛽ O CAE auxilia o Conselho de Administração da estatal na análise de assuntos como as demonstrações financeiras, a remuneração de acionistas e governança da empresa, além da gestão de riscos, os controles internos, o recebimento de denúncias e informações sobre erros e fraudes.
O comitê era presidido pelo conselheiro Francisco Petros, que foi indicado para o Conselho de Administração da Petrobras pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias da companhia. Ele ficaria no comando do órgão até abril de 2025, mas teve o mandato encerrado antecipadamente, conforme antecipado pela agência "EPBR".
💰 Petros foi retirado do cargo depois de apresentar posição contrária à do governo em questões como a distribuição de dividendos extraordinários e a necessidade da convocação de uma assembleia de acionistas para a confirmação da eleição de Magda Chambriard para a presidência da Petrobras.
Em comunicado publicado nesta sexta-feira (2), a Petrobras confirmou que Francisco Petros foi substituído pelo conselheiro Jerônimo Antunes no comando do CAE. Antunes foi indicado pelos acionistas minoritários detentores de ações preferenciais para o Conselho de Administração da empresa.
Leia também: Mercado Livre supera Petrobras e torna-se maior empresa da América Latina
A Petrobras ressaltou que o novo presidente do CAE é "professor doutor de contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), com experiência robusta de atuação em Conselhos de Administração e também em comitês de auditoria, como o da própria Petrobras, da Eletrobras e da Vibra".
A companhia disse, então, que ele atende "integralmente aos requisitos para ocupar tal posição" e possui "o currículo mais aderente à função dentre todos os membros do Conselho de Administração".
Ainda de acordo com a Petrobras, esta foi a única alteração na composição do CAE. Além de Jerônimo Antunes, integram o comitê os membros externos Eugênio Tiago Chagas Cordeiro, Fábio Veras de Souza e Newton de Araújo Lopes.
De acordo com "alteração pontual" ao regimento interno do CAE aprovada pela Petrobras em 26 de julho, o comitê deve ser composto por maioria de membros independentes, dado seu papel de assessoramento técnico ao Conselho de Administração. Mas essa maioria pode composta por membros internos (conselheiros) ou externos.
A estatal comprou uma participação de 42,5% em um bloco exploratório de 11 mil km².
Apesar da autorização, a retomada da perfuração está condicionada ao cumprimento de uma série de exigências técnicas.
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?