Dividendos da Petrobras (PETR4) podem decepcionar no 4T25, alerta BTG
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
A Petrobras (PETR4) avançou nesta sexta-feira (30) com o plano de explorar petróleo na região Sul do Brasil. A companhia assinou os contratos de concessão dos 26 blocos da Bacia de Pelotas arrematados no final de 2023 em parceria com a Shell.
⛽ Os blocos foram adquiridos por meio de leilão da ANP (Agência Nacional de Petróleo) realizado em dezembro do ano passado, por meio de um consórcio em que a Petrobras tem 70% de participação e a Shell responde pelos outros 30%.
Em nota, a Petrobras disse que "a assinatura desses contratos está alinhada à estratégia de longo prazo da companhia com o objetivo de diversificação de portfólio".
Segundo a estatal, o projeto ainda "fortalece o perfil da Petrobras de principal operadora de campos de petróleo localizados em águas profundas e ultra profundas, potencializando a recomposição de reservas para o futuro".
Leia também: Embraer (EMBR3) contrata consultoria e busca novo mercado nos EUA; confira
Na ocasião do leilão, em dezembro de 2023, o então presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, havia dito que a Petrobras pretende avançar com novas fronteiras de exploração para repor suas reservas.
A estatal também pretende, por exemplo, explorar petróleo na Margem Equatorial, no norte do Brasil. Prates disse à época, então, que a perspectiva era ter menos problemas de licenciamento ambiental no Sul do Brasil.
🗣️ "É uma área muito parecida com a Bacia de Santos e a Bacia de Campos, com distância também da costa e com os procedimentos que a Petrobras já utiliza que são plenamente aceitos pelos órgãos ambientais", explicou Prates, à época.
A Bacia de Pelotas cobre áreas dos litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há uma expectativa de que haja petróleo na região porque recentemente foram descobertos poços de petróleo no Uruguai e na costa da África, mais especificamente na Namíbia e na África do Sul.
Por isso, além desses 26 blocos, a Petrobras levou outros três blocos da Bacia de Pelotas em parceria com a Shell e a chinesa CNOOC no leilão de dezembro. De acordo com a companhia, os contratos desses blocos serão celebrados posteriormente conforme calendário da ANP.
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
O objetivo é compensar o declínio natural de campos mais antigos e reforçar a presença da companhia.
A estatal também reforçou que o valor pago pelo consumidor final não depende apenas do preço da molécula do gás comercializado.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?