Pacheco pode virar ministro de Lula após Senado, diz jornal
Conversas indicam que parlamentar pode assumir vaga depois de deixar presidência

O atual presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não vai concorrer à eleição que acontece no fim deste ano.
🧑💼 Para 2025, os planos podem ser outros, conforme destacou a Folha de SP nesta quinta-feira (23). Há uma discussão nos bastidores do governo federal de que Pacheco possa assumir um ministério do governo Lula a partir de fevereiro.
A ideia, que surgiu de integrantes do governo e de aliados de Rodrigo, tem o objetivo colocar o político em um lugar de destaque antes de concorrer às eleições para governador de Minas, em 2026. A sugestão teria sido enviada à Lula em abril, depois que o presidente da República o recebeu no Palácio do Planalto.
Questionado pela reportagem, Pacheco afirmou que não há cogitação de sua parte. "Meu compromisso é com o mandato no Senado para trabalhar pelo meu estado e por temas nacionais", pontuou.
🗣️ Leia mais: Petrobras (PETR4) vai acelerar investimentos, indica ministro
Ainda segundo o jornal paulistas, as conversas estariam em fase inicial, portanto, não foi discutido o cargo que poderia abrigar o senador. No entanto, conforme sua experiência, o mais indicado seria o Ministério da Justiça, hoje ocupado por Ricardo Lewandowski.
Apesar disso, os petistas consideram essa probabilidade baixa, já que Lewandowski é recém-chegado à pasta, depois de se aposentar do STF (Supremo Tribunal Federal). Neste caso, tudo dependeria do contexto político que se formar em 2025, quando acaba o mandato de Pacheco.
A expectativa é que Pacheco apoie a eleição de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) que quer retornar à chefia da Casa. Alcolumbre hoje preside a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), uma das mais importante do Congresso Nacional.
A disputa pela presidência do Senado deve contar ainda com Soraia Thronicke (Podemos-MS), Eliziane Gama (PSD-MA) e Rogério Marinho (PL-RN). A votação para a Casa é feita de maneira presencial, secreta e eletrônica, conforme regimento interno.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar