Obama planeja apoiar Kalama para presidência dos EUA, diz jornal

A ex-primeira-dama, Michelle Obama, também apoia Harris, segundo as fontes do jornal.

Author
Publicado em 25/07/2024 às 10:19h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 25/07/2024 às 10:19h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
O único telefonema divulgado entre Obama e Harris ocorreu no domingo passado (21) (Shutterstock)
O único telefonema divulgado entre Obama e Harris ocorreu no domingo passado (21) (Shutterstock)

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos pelo partido Democrata, está planejando apoiar Kamala Harris, também do partido Democrata, na sua candidatura à presidência dos Estados Unidos. De acordo com a NBC News, eles têm mantido contato desde que Harris lançou sua campanha, logo após o presidente Joe Biden, do partido Democrata, desistir de concorrer à reeleição.

🔦 “Ele tem mantido contato regular com ela e acha que ela teve um ótimo começo”, afirmaram as fontes do jornal. De acordo com eles, a ex-primeira-dama, Michelle Obama, também apoia Harris. Os assessores de Obama e Harris também exploraram a ideia de ambos participarem conjuntamente da campanha eleitoral, mas ainda não há datas definidas para isso.

"O presidente Obama está entusiasmado em apoiar democratas em todos os níveis da cédula eleitoral para persuadir os eleitores neste outono", declarou Eric Schultz, um conselheiro de Obama. Ele acrescentou: "Nossa estratégia será focada em fazer um impacto, especialmente onde e quando sua influência puder fazer a diferença".

Leia também: Kamala Harris: Farei tudo para unir os Estados Unidos e derrotar Trump

💭 O único telefonema divulgado entre Obama e Harris ocorreu no domingo passado, 21 de julho de 2024, quando Biden anunciou o encerramento de sua campanha de reeleição. No domingo, Obama emitiu uma declaração elogiando Biden e apoiando o processo para escolher um novo candidato democrata, mas sem expressar apoio específico a Harris.

Além disso, no mesmo dia, a vice-presidente dos Estados Unidos afirmou que está comprometida em unir o Partido Democrata e o país para derrotar Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro. Com Joe Biden retirado da disputa, Kamala Harris emergiu como a favorita para liderar a chapa democrata e rapidamente adotou a postura de candidata.

🗣️ Em uma publicação no X (antigo Twitter), logo após Biden anunciar seu apoio a Harris e desistir da reeleição, a vice-presidente expressou sua gratidão pelo endosso do presidente e assegurou que está determinada a "merecer e conquistar esta indicação". "Farei tudo o que estiver ao meu alcance para unir o Partido Democrata –e unir a nossa nação– para derrotar Donald Trump e a sua agenda extrema do Projeto 2025", disse a democrata.

Um dia depois, Harris abriu vantagem sobre Trump, a democrata tem 44% das intenções de voto, contra 42% do republicano, segundo pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na última terça-feira (23). No levantamento anterior, realizado nos dias 1º e 2 de julho, Trump tinha uma vantagem de 1 ponto.