Morre publicitário Washington Olivetto aos 73 anos

Ele ganhou mais de 50 Leões no Festival de Publicadade de Cannes.

Author
Publicado em 13/10/2024 às 19:45h - Atualizado 4 dias atrás Publicado em 13/10/2024 às 19:45h Atualizado 4 dias atrás por Elanny Vlaxio
O compositor Jorge Ben Jor dedicou duas canções para Olivetto (Imagem: Reprodução)
O compositor Jorge Ben Jor dedicou duas canções para Olivetto (Imagem: Reprodução)

O publicitário brasileiro Washington Olivetto faleceu neste domingo, 13 de outubro, aos 73 anos. Conhecido por criar campanhas publicitárias marcantes, como a do Garoto Bombril, Olivetto estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, há cinco meses.

🙁 Olivetto, que era torcedor do Corinthians, faleceu em decorrência de complicações pulmonares que culminaram em falência múltipla de órgãos. Considerado um dos maiores publicitários do mundo, seu site oficial, que registrou um pico de acessos após a confirmação de seu falecimento, o descreve como "um dos publicitários mais premiados de todos os tempos".

A morte foi confirmada pelo hospital Copa Star, leia a nota:

“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.”

Sobre Olivetto

Natural de São Paulo, nascido em 1951, Washington Olivetto detém a distinção de ser o único publicitário não anglo-saxão a integrar o Hall of Fame do One Club de Nova York, além de ter sido laureado com o Lifetime Achievement do Clio Awards.

🖤 Ele conquistou mais de 50 Leões no prestigioso Festival de Cannes e foi reconhecido pela revista britânica Media International como um dos 25 publicitários mais influentes do mundo. Ademais, a ALAP (Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade) o elegeu por duas vezes como o publicitário do século.

O legado de Olivetto transcende a publicidade, inspirando até mesmo a música. O compositor Jorge Ben Jor dedicou duas canções a ele: "Alô, Alô, W / Brasil" e "Engenho de Dentro". Sua paixão pelo Corinthians era notória, sendo um dos pilares do movimento Democracia Corinthiana, durante a época da ditadura militar.

Leia também: Nubank (ROXO34) irá lançar operadora de celular em breve, diz jornal