Microsoft (MSFT34): 8,5 milhões de dispositivos foram afetados por apagão

Problema teve início em falha na atualização de um software da empresa de cibersegurança CrowdStrike (C2RW340).

Author
Publicado em 20/07/2024 às 15:40h - Atualizado 5 meses atrás Publicado em 20/07/2024 às 15:40h Atualizado 5 meses atrás por Marina Barbosa
Falha na CrowdStrike atingiu, especialmente, a Microsoft (Shutterstock)
Falha na CrowdStrike atingiu, especialmente, a Microsoft (Shutterstock)

Ainda tentando contornar os efeitos do apagão cibernético de sexta-feira (19), a Microsoft (MSFT34) informou neste sábado (20) que cerca de 8,5 milhões de dispositivos Windows foram afetados pela falha na atualização de software da CrowdStrike (C2RW34).

🧑‍💻 A CrowdStrike é uma empresa de cibersegurança que promete proteger os sistemas de empresas como a Microsoft, mas teve uma falha ao atualizar um dos seus principais softwares na noite de quinta-feira (18). O problema é apontado como o gatilho do apagão que paralisou aeroportos, bancos e serviços de comunicação em todo o mundo na sexta-feira (19).

A Microsoft estima que "a atualização do CrowdStrike afetou 8,5 milhões de dispositivos Windows". É menos de 1% de todas as máquinas Windows existentes no mundo, segundo a companhia.

💻 Em comunicado publicado neste sábado (20), a Microsoft disse que, "embora a porcentagem tenha sido pequena, os amplos impactos econômicos e sociais refletem a utilização do CrowdStrike por empresas que geram muitos serviços críticos".

A big tech reconheceu ainda a "perturbação que este problema tem causado às empresas e às rotinas diárias de muitas pessoas". Além disso, afirmou que mantém contato contínuo com a CrowdStrike, clientes e desenvolvedores externos para avançar com as soluções necessárias para reparar a falha e garantir o restabelecimento seguro de todos os sistemas afetados pelo problema.

Leia também: CrowdStrike (C2RW34): Conheça a empresa por trás do apagão global

"Este incidente demonstra a natureza interconectada do nosso amplo ecossistema –provedores globais de nuvem, plataformas de software, fornecedores de segurança e outros fornecedores de software e clientes. É também um lembrete de como é importante para todos nós, no ecossistema tecnológico, priorizar a operação com implantação segura e recuperação de desastres", comentou.

A Microsoft destacou ainda que, "embora as atualizações de software possam ocasionalmente causar distúrbios, incidentes significativos como o evento CrowdStrike são raros". E afirmou que a empresa de cibersegurança contribuiu com o desenvolvimento de uma solução escalável que deve ajudar os sistemas Windows a corrigir o problema.

MSFT34

Microsoft
Cotação

R$ 109,33

Variação (12M)

30,20 % Logo Microsoft

Margem Líquida

35,61 %

DY

0.42%

P/L

36,47

P/VP

11,47