Maioria dos americanos vê 1º ano de Trump como fracasso, diz pesquisa

Levantamento da CNN indica insatisfação com economia e custo de vida; apenas 32% vê melhora em nova gestão.

Author
Publicado em 16/01/2026 às 14:36h - Atualizado Agora Publicado em 16/01/2026 às 14:36h Atualizado Agora por Wesley Santana
Trump assinou decreto com série de tarifas para outros países (Imagem: Shutterstock)
Trump assinou decreto com série de tarifas para outros países (Imagem: Shutterstock)

Uma pesquisa feita pela CNN International mostrou que 6 em cada 10 cidadãos dos Estados Unidos consideram um fracasso o primeiro ano do segundo mandato de Donald Trump. Segundo o levantamento, 58% da população diz que questões como economia e o custo de vida pioraram no período.

Apenas 32% dos entrevistados disseram que viram melhora nas políticas adotadas pelo presidente norte-americano em sua segunda passagem pela Casa Branca. No entanto, 64% afirmaram que o líder não fez o suficiente para conter a inflação do país, que hoje é um dos principais problemas enfrentados.

Além disso, 3 em cada 10 pessoas disseram que Trump está focado nas ações certas, uma queda em relação ao que foi visto no início do mandato. A maioria também classificou que o presidente coloca seus interesses pessoais acima das necessidades do país na sua maneira de governar.

Leia mais: EUA suspendem vistos para brasileiros e cidadãos de outros 74 países

O resultado do levantamento chega em um momento importante do governo, às vésperas das eleições de meio de mandato nos EUA. O pleito deve definir os representantes que vão ocupar todas as cadeiras da Câmara dos Deputados e um terço das vagas do Senado Federal, além dos cargos estaduais.

A taxa de aprovação de Trump hoje está em 39%, uma porcentagem que permanece estável desde que voltou à Casa Branca. Entre pessoas com origem latina e os jovens, porém, esse índice chega a 30%.

A pesquisa feita pela rede de TV foi realizada entre os dias 9 e 12 de janeiro, com a participação de 1.209 pessoas. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.