Lula diz que acordo com União Europeia sai este ano “se Deus quiser”
Presidente também falou sobre possível extensão a outros países da América Latina

➡️Nesta segunda-feira (30), o presidente Lula voltou a falar sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Em uma reunião feita com políticos e empresários mexicanos, ele afirmou que a assinatura deve sair ainda neste ano.
“Quero dizer para os companheiros empresários mexicanos: ainda este ano, se Deus quiser, nós vamos fechar o acordo Mercosul e União Europeia. Está pronto. E o Brasil está pronto para assinar esse acordo para ninguém nunca mais falar que é a América do Sul que não quer”, destacou ele.
O tratado entre os dois blocos econômicos vem sendo costurado há quase 20 anos, mas ainda não saiu do papel por diversas questões. Enquanto o grupo latino acusa os europeus de protecionismo, o outro lado pede mais garantias ambientais, por exemplo.
🌍 Leia mais: Brasil quer repatriar seus cidadãos no Líbano, após Israel matar n.º 1 do Hezbollah
Lula também disse que, mesmo ainda não assinado, já se considera uma eventual extensão do acordo para toda a América Latina, englobando também o México. “O mundo está precisando disso. A economia está um pouco atrofiada no mundo inteiro e nós temos mercado para isso”, declarou.
A viagem de Lula ao México acontece no retorno do político ao Brasil, depois de participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). O desembarque por lá é em comemoração aos 190 anos de relações diplomáticas entre essas que são as duas maiores potenciais latino-americanas.
O encontro no México foi promovido por diversas entidades que são responsáveis pela intermediação comerciais entre os países. Lula aproveitou para pedir que os empresários mexicanos ampliem suas negociações com o Brasil.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar