Lula deve indicar presidente do Banco Central nas próximas semanas, diz Haddad
Haddad também falou sobre a possibilidade de um aumento na Selic.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), informou que a nomeação do novo presidente do BC (Banco Central) deve ser anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas próximas semanas. A escolha do novo chefe da autoridade monetária está sendo discutida entre o presidente Lula e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
🗣️ “Ele ficou de discutir com Pacheco a questão da sabatina, em virtude do calendário eleitoral. Ele quer garantir que o seu nome indicado possa ser sabatinado nesses esforços concentrados que são feitos [antes das eleições municipais]”, declarou.
Haddad também falou sobre a possibilidade de um aumento na taxa básica de juros Selic pelo Banco Central (BC). Roberto Campos Neto, atual presidente da instituição, afirmou que não hesitaria em elevar a taxa se fosse necessário.
Leia também: Campos Neto vai à audiência na Câmara em meio a pressões por queda na Selic
“A decisão sobre juros impacta os preços em um tempo dilatado, não acontece imediatamente. Então, o Banco Central tem que pesar muitas variáveis sobre preços, como vão se comportar os outros bancos centrais do mundo nos próximos meses, se diferencial de juros entre o Brasil e o resto do mundo vai aumentar por conta disso, se vai ter impacto no câmbio”, disse.
💭 Na última terça-feira (13), Campos Neto esteve na Câmara dos Deputados prestando esclarecimentos sobre a atual política monetária do Banco Central. Em julho, o BC optou por manter a Selix em 10,5% ao ano, decisão que contrariou as expectativas de empresários, trabalhadores e setores do governo, que pedem a redução da taxa.
Em comunicado, o BC ressaltou que a decisão de manter a taxa foi impactada por um cenário internacional desafiador, caracterizado por incertezas sobre a flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e pelos efeitos dessas medidas sobre a inflação e a atividade econômica em vários países.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos