ISE, índice da B3, passa por revisão para atender novos padrões

A iniciativa visa manter o indicador alinhado às melhores práticas internacionais de sustentabilidade.

Author
Publicado em 08/04/2024 às 16:16h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 08/04/2024 às 16:16h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)
(Shutterstock)

A B3, Bolsa de Valores Brasileira, está conduzindo uma revisão abrangente do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), com término previsto para 2025. Uma consulta pública começou no último dia 25 de março e vai até 9 de maio para tratar do questionário utilizado no processo de seleção da carteira.

📊 A consulta pública faz parte da primeira grande revisão desde que o índice, criado em 2005, passou por uma mudança de metodologia em 2021. Até o momento, ajustes pontuais eram feitos nos questionários setorizados preenchidos pelas empresas - com perguntas de acordo com o tipo de atividade.

Essa iniciativa visa manter o indicador alinhado às melhores práticas internacionais de sustentabilidade e às demais iniciativas de avaliação ESG (sigla em inglês que se refere ao meio ambiente, social e governança) existentes no mercado.

Leia também: Fundos de pensão registram melhor resultado em 10 anos

📋 A revisão do ISE acontece em um momento de crescente "concorrência" no mercado de indicadores de sustentabilidade. Diversos novos indicadores surgiram nos últimos anos, buscando atender às diferentes necessidades de empresas e investidores.

Essa revisão é fundamental para garantir que o ISE esteja alinhado às novas resoluções que regulam o mercado de investimentos sustentáveis, como a Resolução 193 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Resolução 193 da CVM:

  • Estabelece normas para a elaboração e divulgação de relatórios de informações de sustentabilidade pelas empresas.
  • Baseia-se nos padrões internacionais IFRS S1 e S2 do Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade (ISSB).