Ibovespa sobe e dólar cai, mesmo com tarifas de Trump

Inflação, petróleo e juros americanos favoreceram os negócios no Brasil.

Author
Publicado em 11/02/2025 às 18:21h - Atualizado 8 dias atrás Publicado em 11/02/2025 às 18:21h Atualizado 8 dias atrás por Marina Barbosa
Ibovespa fechou no 2º maior patamar do ano (Imagem: Shutterstock)
Ibovespa fechou no 2º maior patamar do ano (Imagem: Shutterstock)

O Ibovespa subiu e o dólar caiu nesta terça-feira (11), mesmo diante do aumento das tarifas de importação americanas sobre o aço e o alumínio.

📈 O principal índice da B3 subiu 0,76% e, com isso, retomou os 126 mil pontos. Fechou aos 126.521 pontos, o segundo maior patamar de fechamento deste ano. Já o dólar recuou 0,31% e fechou aos R$ 5,768.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou para 25% as tarifas sobre todas as importações americanas de aço e alumínio na segunda-feira (10). Além disso, cancelou isenções e cotas de importação que favoreciam grandes fornecedores do produto, como o Brasil. E promete avançar com a taxação, impondo "tarifas recíprocas" a diversos países.

💲 A taxação afetou o desempenho de algumas mineradoras e siderúrgicas da B3. Contudo, seu efeito foi limitado no saldo diário, porque outros fatores, como a desaceleração da inflação e a alta do petróleo, favoreceram os negócios no Brasil.

A inflação oficial brasileira desacelerou para 0,16% em janeiro. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esta é a menor variação mensal do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para um mês de janeiro desde a implantação do Plano Real, em 1994. O acumulado em 12 meses, no entanto, marcou 4,56% e, por isso, continua acima do teto da meta de inflação, de 4,5%.

Os preços internacionais do petróleo, que operam em alta devido à possibilidade de fim do cessar-fogo em Gaza, também ajudaram os ativos brasileiros.

Além disso, as dúvidas sobre o rumo dos juros americanos tiraram força do dólar. O presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, disse nesta terça-feira (11) que não tem pressa em ajustar as taxas. Por isso, as apostas de que os juros americanos continuarão onde estão ganharam força.

EUA

Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam mistas, diante do aviso de Powell e da expectativa pela inflação de janeiro, que sai nesta quarta-feira (12).

O destaque foi da Tesla (TSLA34), que recuou 6,34% depois que Elon Musk fez uma proposta bilionária pela OpenAI e Sam Altman, o CEO da dona do ChatGPT, recusou.

Veja o fechamento:

  • Dow Jones: 0,28%;
  • S&P 500: 0,03%;
  • Nasdaq: -0,36%.

Altas

O Carrefour Brasil (CRFB3) disparou 10,08% depois de receber uma proposta que pode tirá-lo da B3. A rede francesa Carrefour propôs a incorporação da totalidade das ações da sua subsidiária brasileira, com a consequente deslistagem da companhia do Novo Mercado da B3.

A Tim (TIMS3) também subiu forte, depois de reportar um lucro recorde em 2024 e projetar dividendos bilionários para 2025. A alta foi de 6,95%.

Veja outras altas do dia:

Baixas

A Vale (VALE3), por sua vez, cedeu 0,43% diante da baixa dos preços do minério de ferro e das tarifas de Trump. Já a CSN (CSNA3) recuou 2,21%.

Já a Bombril (BOBR4) derreteu 21,74% após pedir recuperação judicial para equacionar o pagamento de R$ 2,3 bilhões em dívidas.

Veja outras baixas do dia: