Ibovespa sobe e dólar cai após Lula acenar para corte de gastos
O presidente disse que sempre há espaço para reduzir despesas no Orçamento.
O Ibovespa subiu forte e recuperou o patamar dos 124 mil pontos nesta quinta-feira (27), depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um aceno ao corte de gastos.
💲 Um dia depois de colocar em dúvida a redução dos gastos públicos, Lula disse nesta quinta-feira (27) que sempre há espaço para reduzir despesas no Orçamento e reforçou que o assunto está sendo estudado pelo governo.
📈 O mercado gostou do que ouviu. Diante disso, o Ibovespa saltou 1,36% e fechou o dia aos 124.307 pontos. É a primeira vez em exatamente um mês que o índice fecha acima dos 124 mil pontos.
Já o dólar caiu 0,20% e terminou o dia negociado a R$ 5,50, depois de bater no maior patamar em mais de dois anos e meio na véspera.
EUA
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam perto da estabilidade, com o mercado na expectativa por dados de inflação de maio. O PCE (índice de preços de consumo pessoal) sai nesta sexta-feira (28) e pode influenciar as próximas decisões de juros do Fed (Federal Reserve). Veja o fechamento:
- Dow Jones: 0,09%;
- S&P 500: 0,09%;
- Nasdaq: 0,30%.
Altas
A Suzano (SUZB3) disparou 13,15% depois de desistir de comprar a International Paper e, com isso, garantiu a maior alta do dia no Ibovespa. E o GPA (PCAR3) ganhou 6,90% com a venda de 71 postos de combustíveis.
A Petrobras (PETR4) também ajudou o Ibovespa, ao subir 1,67%, impulsionada pela alta dos preços do petróleo. E a Vale (VALE3) fechou com alta de 0,26%, apesar de ter passado boa parte do dia no vermelho.
Veja outras altas do dia:
- Petz (PETZ3): 9,73%;
- Azul (AZUL4): 6,84%;
- Marfrig (MRFG3): 6,38%.
Baixas
Por outro lado, a Sabesp (SBSP3) caiu 2,81%, no último dia de apresentação de propostas para a privatização da empresa. A Equatorial Energia (EQTL3) teria sido a única companhia a formalizar o interesse de ser o acionista de referência da companhia e, com isso, saltou 6,29% na B3.
Já a Americanas (AMER3) chegou a cair 2,5% diante da operação da PF (Polícia Federal) que pediu a prisão e incluiu os nomes do ex-CEO Miguel Gutierrez e da ex-diretora da varejista Anna Saicali na lista de procurados da Interpol. Ainda assim, as ações fecharam o dia estáveis.
Veja outras quedas do dia:
- Cemig (CMIG4): -2,90%;
- São Martinho (SMTO3): -1,02%;
- BTG (BPAC11): -0,77%.
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA
Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros
Qual é o melhor investimento em outubro e em 2024? Veja lista
Einar Rivero, sócio da Elos Ayta Consultoria, revela quais investimentos acumulam o desempenho mais positivo e aqueles que estão no negativo
12 ETFs para vencer Selic nas alturas e render quase 15%, segundo o BTG
Saiba como aproveitar ETFs de renda fixa e investimentos no exterior diretamente negociados no B3
Renda fixa brasileira paga maiores juros compostos desde 2016
Rentabilidade anual oferecida por parcela do Tesouro Direto está perto da máxima de todos os tempos