2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
🗣️ O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu precaução na última quinta-feira (13) frente às novas medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).
Trump aplicará tarifas de reciprocidade a qualquer país que imponha impostos sobre as importações americanas, com o intuito de fortalecer a segurança econômica e nacional do país, conforme informado pela Casa Branca. Trump também fez ameaças direcionadas ao Brics, grupo do qual o Brasil faz parte.
Em entrevista, Haddad disse que o Brasil não precisa temer as medidas de Trump, pois a balança comercial entre os dois países é superavitária para os Estados Unidos, nos setores de bens e serviços.
💬 “A balança é superavitária para os Estados Unidos, considerados bens e serviços. No caso de bens, ela é equilibrada, praticamente equilibrada. Não há nenhuma razão para nós temermos. Não há um parceiro que está importando muito do Brasil e exportando pouco, é ao contrário", disse.
Leia também: Fazenda vê "impacto limitado" de tarifas americanas sobre o aço
E acrescentou: "Vamos com cautela avaliar o conjunto das medidas que podem ser anunciadas, enquanto isso a área econômica está fazendo um balanço das nossas relações comerciais para que a reciprocidade seja um princípio observado pelos dois países”.
Na mesma linha, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o "caminho é do diálogo" reagindo à decisão de Trump.
💭 “Acho que o caminho é do diálogo […] O memorando não é especificamente em relação ao Brasil, ele é mais genérico. É natural que o novo governo norte-americano queira avaliar seu comércio exterior. […] O Brasil não é problema comercial para os Estados Unidos”, afirmou Alckmin
O decreto destaca a questão das tarifas desiguais sobre o etanol entre os EUA e o Brasil. A tarifa americana sobre o etanol brasileiro é de 2,5%, enquanto a tarifa brasileira sobre o etanol americano é de 18%.
Em 2024, os EUA importaram mais de US$ 200 milhões em etanol do Brasil, mas exportaram apenas US$ 52 milhões em etanol para o Brasil, evidenciando a disparidade.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?