GPA (PCAR3): Tanure pede eleição de novo Conselho de Administração

Tanure comprou 9% do GPA em 2024 e agora quer mudar conselheiros, para avançar com medidas de redução da dívida.

Author
Publicado em 31/03/2025 às 09:09h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 31/03/2025 às 09:09h Atualizado 1 dia atrás por Marina Barbosa
GPA vai convocar assembleia de acionistas para tratar do assunto (Imagem: Shutterstock)
GPA vai convocar assembleia de acionistas para tratar do assunto (Imagem: Shutterstock)

Conhecido no mercado financeiro por investir na reestruturação de negócios, o empresário Nelson Tanure quer aplicar essa expertise na redução da dívida do GPA (PCAR3).

🛒 Tanure comprou cerca de 9% da rede de supermercados em dezembro de 2024. Agora, quer mudar a composição do seu Conselho de Administração para avançar com medidas que podem maximizar a geração de valor para os acionistas.

A destituição integral do atual Conselho de Administração do GPA e a eleição de novos conselheiros foi pedida na última sexta-feira (28) pelo fundo de investimento Saint German, que é controlado por Tanure e tem participação relevante no GPA.

Em carta, o fundo diz que "não tem intenção de alterar substancialmente o direcionamento geral dos negócios sociais, mantendo as atividades e o plano de negócios da Companhia alinhados às diretrizes adotadas pela atual administração".

💲 Contudo, afirma que "a maximização do valor e do retorno aos acionistas deve ser o objetivo central das atividades da Companhia, e que há um considerável potencial para essa maximização, especialmente se por meio práticas que visem à eficiência e à redução de custos e despesas".

Diante disso, o Saint German pediu a convocação de uma assembleia geral de acionistas para "realizar uma avaliação cuidadosa das diretrizes que regem a Companhia". Além disso, sugere "maior enfoque" em três pontos principais:

  • Redução do nível de endividamento;
  • Endereçamento e redução de potenciais contingências;
  • Diminuição dos custos e despesas da companhia.

🧑‍💼 O fundo também indicou uma chapa com nove nomes para a eleição de um novo Conselho de Administração para o GPA. A chapa preserva apenas três dos atuais conselheiros e conta com nomes como o do diretor financeiro da Light (LIGT3), Rodrigo Tostes Solon de Pontes, e do conselheiro da Ambipar (AMBP3), Pedro de Moraes Borba.

Veja a chapa indicada pelo Saint German:

  • Ronaldo Iabrudi dos Santos Pereira (Presidente)
  • Cristophe José Hidalgo (Vice-Presidente)
  • Marcelo Pimentel
  • Helene Esther Bitton (independente)
  • Rodrigo Tostes Solon de Pontes (independente)
  • Pedro de Moraes Borba (independente)
  • Líbano Miranda Barroso (independente)
  • Eliana Ambrósio Chimenti (independente)
  • Sebastián Dario Los (independente)

Em fato relevante publicado nesse domingo (30), o GPA disse que vai convocar uma assembleia geral extraordinária, dentro do prazo legal, para a deliberação dos pedidos do Saint German.

PCAR3

Grupo Pão de Açúcar
Cotação

R$ 3,06

Variação (12M)

3,38 % Logo Grupo Pão de Açúcar

Margem Líquida

-12,81 %

DY

0%

P/L

0.62

P/VP

0.51