Governo dos EUA abre investigação comercial contra o Brasil
Segundo o republicano, a medida se deve aos “ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas".

A pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), o USTR (Escritório do Representante de Comércio) deu início a uma investigação comercial contra o Brasil. A decisão foi formalizada em um comunicado divulgado nesta terça-feira (15).
🗣️ “Por orientação do presidente Trump, estou iniciando uma investigação com base na Seção 301 sobre os ataques do Brasil contra empresas americanas de mídia social, bem como outras práticas comerciais desleais que prejudicam empresas, trabalhadores, agricultores e inovadores tecnológicos dos EUA”, afirmou o embaixador Jamieson Greer, representante comercial dos EUA.
Conduzida sob a Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, a investigação vai examinar as práticas e políticas do Brasil “relacionadas ao comércio digital e serviços de pagamento eletrônico; tarifas injustas e preferenciais; interferência em questões anticorrupção; proteção da propriedade intelectual; acesso ao mercado de etanol; e desmatamento ilegal”, diz a ficha técnica.
Veja o que será investigado
- Comércio digital e serviços de pagamento eletrônico;
- Tarifas injustas e preferenciais;
- Aplicação de medidas anticorrupção;
- Proteção da propriedade intelectual;
- Etanol;
- Desmatamento ilegal.
"Porque eu posso fazer"
Na mesma carta em que anunciou a tarifa de 50% sobre o Brasil Trump também indicou o início da investigação. Segundo o republicano, a medida se deve aos “ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas, bem como outras práticas comerciais desleais”. “Estou instruindo o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301 sobre o Brasil”, escreveu o presidente.
💬 A medida chega um dia após Trump afirmar que decidiu aplicar a tarifa sobre produtos brasileiros porque "pode fazer isso". “Estamos fazendo isso porque eu posso fazer. Ninguém mais seria capaz”, disse o republicano em declaração na Casa Branca. A tarifa é a maior entre as nações taxadas por Trump, Filipinas a menor, com 20%.
No mesmo dia, o norte-americano também voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O presidente Bolsonaro é um bom homem. Conheci muitos primeiros-ministros, presidentes, reis e rainhas, e sei que sou muito bom nisso. O presidente Bolsonaro não é um homem desonesto. Ele ama o povo brasileiro. Ele lutou muito pelo povo brasileiro”, disse Trump.
Leia também: CPI: Inflação dos EUA acelera em junho e sobe a 2,7% em um ano

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados