Nova malha da Gol (GOLL4) terá quase 1 milhão de assentos para o exterior
No Brasil, a Gol planeja realizar 60 mil voos entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, com 11 milhões de assentos disponíveis.
📊 A Gol Linhas Aéreas Inteligentes (GOLL4) registrou um prejuízo líquido de R$ 830 milhões no terceiro trimestre de 2024, marcando uma redução de 36% em relação ao mesmo período de 2023.
O balanço, divulgado nesta quarta-feira (13), aponta para melhorias no controle de perdas, apesar de desafios macroeconômicos que continuam a impactar a rentabilidade da companhia.
O desempenho operacional, medido pelo Ebitda recorrente —lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações —, foi de R$ 1,192 bilhão, uma queda de 4,6% em relação ao terceiro trimestre de 2023.
A margem Ebitda, uma métrica crucial para avaliar a eficiência operacional da empresa, recuou 2,8 pontos percentuais, atingindo 24% no 3T24.
Esses resultados refletem as condições de um mercado pressionado, em que o aumento de 10% na etapa média de voos não compensou os efeitos da desvalorização cambial e tarifas médias abaixo do necessário para equilibrar o impacto econômico.
No terceiro trimestre, a receita líquida total da Gol avançou 6,3% em relação ao ano anterior, alcançando novos patamares, mesmo com uma leve queda de 0,3% na receita unitária por assento-quilômetro (RASK) e uma diminuição de 1,0% na receita unitária de passageiros (Yield).
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A empresa atribui esse cenário a uma tarifa média que, embora superior ao último trimestre, ainda se mostrou insuficiente para compensar o impacto da desvalorização cambial sobre as operações.
Em relação à liquidez, a Gol reportou R$ 1,9 bilhões em caixa, incluindo equivalentes e aplicações financeiras, e totalizou R$ 5,3 bilhões ao somar as contas a receber — o que representa 28,3% de sua receita acumulada nos últimos 12 meses.
No entanto, a dívida líquida da empresa continua a ser um ponto de atenção, encerrando o trimestre em R$ 27,582 bilhões, uma elevação de 43,4% comparado ao mesmo período de 2023.
A relação entre dívida líquida ajustada e Ebitda da Gol atingiu 5,5 vezes, um aumento expressivo frente aos 4,2 vezes de um ano antes, reforçando a necessidade de equilíbrio na estrutura financeira.
📉 Em recuperação judicial nos Estados Unidos, a Gol busca medidas para estabilizar suas finanças em meio a um ambiente desafiador.
No Brasil, a Gol planeja realizar 60 mil voos entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, com 11 milhões de assentos disponíveis.
Serviço será realizado entre SP e Caracas quatro vezes por semana.
A empresa também anunciou a conclusão do seu processo de restruturação financeira nos EUA.
Investidores já haviam embolsado ganhos de capital de quase +70% nos últimos 30 dias, se antecipando ao fato.
Após a saída do Chapter 11, a empresa projeta uma posição de liquidez sólida, em torno de US$ 900 milhões.
Empresa deve deixar o Chapter 11, nos EUA, em junho
O plano de reorganização judicial da companhia foi aprovado nesta terça-feira (20) por um tribunal de Nova York, nos EUA.
Financiamento deve cobrir os custos da recuperação judicial, além de garantir capital de juro para operações futuras.
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