Gigantes da TV brasileira irão lançar casas de apostas; veja detalhes

As regras para operar no setor entram em vigor em 2025.

Author
Publicado em 05/08/2024 às 11:24h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 05/08/2024 às 11:24h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
Mais de 130 empresas manifestaram interesse no mercado de apostas no Brasil (Shutterstock)
Mais de 130 empresas manifestaram interesse no mercado de apostas no Brasil (Shutterstock)

As gigantes da TV brasileira, Globo, SBT e Band, vão apostar em um novo negócio: as casas de apostas. Até o ano que vem, as emissoras devem lançar suas próprias plataformas para disputar o mercado de R$ 150 bilhões. As regras para operar no setor entram em vigor em janeiro de 2025. 

🎲 A disputa para operar no mercado de apostas no Brasil está acirrada. Mais de 130 empresas, incluindo grandes grupos de mídia, manifestaram interesse ao Ministério da Fazenda no primeiro trimestre. 

A Band está negociando sua entrada no mercado de apostas esportivas e uma das possibilidades é uma parceria com a OpenBet. A plataforma britânica, com forte presença nos Estados Unidos e Canadá, possui uma participação de mercado de 65% no Reino Unido e é listada na Bolsa de Nova York.

🎰 Por outro lado, a Globo, por meio da DFS Entretenimento, proprietária do game Cartola FC, manifestou interesse em obter o credenciamento para operar no mercado de apostas esportivas no Brasil. O Cartola FC, lançado em 2005, permite que os usuários escolham os jogadores e montem suas próprias equipes, o que demonstra o interesse da Globo em explorar o universo das apostas.

Leia também: Apostas online superam investimentos em bolsa no Brasil, diz Anbima

Já o Grupo Silvio Santos também demonstrou grande interesse no mercado de apostas esportivas. As marcas Baú Bet e Tele Sena Bet, ligadas diretamente a Silvio Santos e Henrique Abravanel, respectivamente, já estão preparadas para serem lançadas. A empresa aguarda apenas a finalização da regulamentação pelo governo para dar início às suas operações. 

💰 Vale citar que, em entre janeiro e novembro de 2023, os brasileiros realizaram apostas online no valor total de US$ 11,1 bilhões, equivalente a aproximadamente R$ 54 bilhões. Essa quantia representa o valor enviado para empresas estrangeiras que oferecem esses serviços.

De acordo com dados do Banco Central, os brasileiros gastaram aproximadamente R$ 54 bilhões em apostas online em 2023. Desse valor, cerca de R$ 43,3 bilhões foram distribuídos como prêmios aos apostadores, enquanto R$ 10,7 bilhões correspondem à taxa de serviço cobrada pelas plataformas de apostas.

Um dado curioso é que os gastos dos brasileiros com apostas online em 2023 superaram o valor total das exportações brasileiras de carne bovina no mesmo período. Enquanto as apostas online movimentaram US$ 11,1 bilhões, as exportações de carne bovina atingiram US$ 9,5 bilhões, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) ligada ao Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).