Futuro de Bitcoin (BIT) começa a ser negociado na B3

Cada contrato representa 10% do valor do Bitcoin (BTC) em reais.

Author
Publicado em 17/04/2024 às 15:18h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 17/04/2024 às 15:18h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
(Shutterstock)
(Shutterstock)

Os brasileiros agora têm mais uma forma de investir em Bitcoin (BTC). É que a B3 (B3SA3) lançou nesta quarta-feira (17) o contrato futuro de Bitcoin (BIT)

📈O futuro de Bitcoin se baseia na variação de preços da criptomoeda, medida pelo índice de referência da Nasdaq, o Nasdaq Bitcoin Reference PriceTM Index (NQBTCTM). Logo, tem uma liquidação extremamente financeira e não envolve a compra e venda de criptomoedas.

De acordo com a B3, "o valor de um contrato será o equivalente a 0,1 bitcoin, ou seja, 10% do valor da criptomoeda em Reais". O futuro de Bitcoin pode ser negociado das 9h às 18h30 e terá vencimento mensal, sempre na última sexta-feira do mês.

Como negociar

Contratos futuros são derivativos que representam o compromisso de comprar ou vender um ativo a um preço determinado em uma data futura.

Apesar do vencimento mental, os contratos futuros têm ajustes diários, que refletem a oscilação dos preços do contrato no pregão.

Por causa desses ajustes diários, a B3 exige que os investidores depositem uma margem de garantia para negociar no mercado futuro e cobrir eventuais oscilações de preços.

🪙 No caso do futuro do Bitcoin, os investidores individuais terão que depositar uma margem mínima de R$ 100 por contrato.

"Os investidores que mantiverem posições nos contratos, ou seja, que não zerarem suas posições até o final do pregão, deverão depositar o equivalente a 50% do valor do contrato", acrescentou a B3.

Leia também: Bitcoin (BTC) se torna investimento mais buscado pelos brasileiros

O mercado futuro é bastante usado como uma forma de proteção contra futuras variações de preços de ativos como moedas, ações commodities e taxas de juros.

Na avaliação da B3, o futuro de Bitcoin "é mais uma oportunidade para o investidor incluir em sua carteira exposição a criptomoedas, além de executar estratégias de proteção contra a variação de preços".

A Bolsa brasileira lançou o futuro de Bitcoin com o intuito de atender a crescente demanda dos investidores por produtos ligados a criptomoedas. Além disso, ressaltou que "o contrato contará, desde o lançamento, com formadores de mercado, agentes que negociam o produto e ajudam a trazer liquidez e confiabilidade para a formação de preços".

BTC

Bitcoin
Cotação

$ 69.069,39

Valor em Reais

R$ 357,09 K

Capitalização

$ 1,36 Trilhão

Variação (12H)

157,08 % Logo Bitcoin

Variação (24H)

0,81% Logo Bitcoin