Eve (EVEB31): Carro voador da Embraer garante entrada no Japão

A Eve fechou um contrato com a japonesa AirX, para a venda de até 50 unidades do seu eVTOL.

Author
Publicado em 04/02/2026 às 10:17h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 04/02/2026 às 10:17h Atualizado 1 minuto atrás por Marina Barbosa
O carro voador da Eve terá capacidade de pousar e decolar de forma vertical, além de motores elétricos (Imagem: Divulgação)
O carro voador da Eve terá capacidade de pousar e decolar de forma vertical, além de motores elétricos (Imagem: Divulgação)
A Eve Air Mobility (EVEB31), empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer (EMBJ3), garantiu a sua entrada no mercado japonês.
🤝 A companhia fechou na segunda-feira (3) um contrato com a maior empresa pública de serviço de fretamento de helicópteros do Japão, a AirX.
O contrato prevê uma compra inicial de duas unidades do "carro voador" da Eve, mas pode ser ampliado para incluir a compra de outras 48 aeronaves.
As primeiras duas unidades serão entregues em 2029 e devem ser incorporadas às operações da AirX, ampliando a oferta de alternativas de transporte de emissão zero para deslocamentos urbanos e regionais no Japão.
🚁 "Os eVTOLs da Eve serão utilizados em rotas turísticas e em operações de última milha em cidades como Tóquio e Osaka", contou a diretora comercial da empresa, Megha Bhatia.
Outras 48 aeronaves poderão ser encomendadas na medida em que a AirX expandir os serviços de mobilidade aérea urbana.
"Essa colaboração reforça nosso compromisso com sustentabilidade e inovação, além de posicionar a AirX na linha de frente do mercado em evolução da mobilidade aérea", comentou o CEO e fundador da empresa japonesa, Kiwamu Tezuka.

Carro voador da Embraer

O "carro voador" é chamado formalmente de eVTOL, sigla de electric vertical take-off and landing aircrafts, isto é, aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais. 
No caso da Eve Air Mobility da Embraer, o eVTOL terá capacidade de pousar e decolar de forma vertical e asas fixas, além de motores elétricos que oferecem um alcance de até 100 km e uma velocidade de aproximadamente 185 km/h.
Segundo a empresa, o modelo foi desenvolvido para oferecer "transporte seguro, confiável e ambientalmente responsável, utilizando tecnologia avançada para reduzir ruídos e emissões, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência dos passageiros".
O carro voador da Eve fez o seu primeiro voo no final do ano passado, na unidade de testes da Embraer em Gavião Peixoto, em São Paulo. O teste foi realizado com sucesso, mas novos voos estão planejados para este ano.
A expectativa da Eve é obter a certificação do modelo, realizar as primeiras entregas e iniciar a operação comercial em 2027.
Apesar desse processo, a companhia já recebeu centenas de intenções de compra do eVTOL. A operadora de mobilidade aérea urbana brasileira Revo, por exemplo, também já fechou a compra de até 50 unidades do modelo.
Ainda assim, o acordo com a AirX é simbólico, pois marca a chegada da Eve na região da Ásia-Pacífico.
"A Ásia-Pacífico está bem posicionada para liderar a transformação global rumo ao transporte aéreo sustentável, e juntos estamos desenvolvendo soluções que vão redefinir como as cidades se conectam, se movimentam e prosperam", comentou o CEO da Eve, Johann Bordais.

Embraer também fecha novos negócios

O negócio entre a Eve e a AirX foi fechado durante a Singapore Airshow, feira que também garantiu novos negócios para a Embraer.
Na feira, a fabricante brasileira de aeronaves fechou um contrato de suporte para a Força Aérea da Hungria e acertou o uso do seu sistema de manutenção preditiva nos jatos da Virgin Australia. Além disso, avançou em discussões com a Thai Aviaton Industries, para dar suporte às Forças Armadas da Tailândia.
A Embraer ainda apresentou a primeira aeronave de transporte militar C-390 Millennium encomendada pela Força Aérea da República da Coreia e revelou que a República do Uzbequistão é o novo comprador do modelo.
A Embraer terminou o ano passado com uma carteira de pedidos recorde de US$ 31,6 bilhões. A carteira cresceu 20% em relação ao mesmo período de 2024, puxada pelas encomendas de jatos comerciais e aeronaves de defesa.

EVEB31

Eve Holding Inc
Cotação

US$ 19,91

Variação (12M)

-19,74 % Logo Eve Holding Inc

Margem Líquida

-%

DY

-%

P/L

-6,39

P/VP

6,98