Esquerda reage e leva as eleições legislativas na França
Coalizão de extrema direita, que venceu o primeiro turno, terminou em terceiro lugar

🇫🇷 A coalizão de esquerda reagiu no segundo turno e obteve a maioria dos votos na eleição parlamentar da França, indicam as pesquisas de boca de urna. A Nova Frente Popular teria conquistado até 190 cadeiras, enquanto o Partido Juntos, do presidente Emanuel Mácron, de centro, teria ficado com algo em torno de 170 assentos.
Já a frente de extrema direita, liderada pela opositora Marine Le Pen e o Partido Reunião Nacional, teria alcançado entre 130 e 150 deputados no Parlamento de Paris. O resultado de boca de urna mostra uma mudança de posição em relação ao primeiro turno quando o grupo de Le Penn conquistou a maioria dos votos.
Outra parte da direita, a conservadora, conquistou 70 lugares, diz a imprensa francesa.
🇬🇧 Leia mais: Trabalhistas levam eleições, e Reino Unido já tem novo primeiro-ministro
Caso o resultado se confirme no cenário da boca de urna, a esquerda já afirmou que deve formar uma coalizão com o centro para formar maioria no Congresso. O acordo também já foi indicado pelo presidente Macron como forma de frear sua principal opositora.
Este tipo de acordo é importante para que um grupo político indique o primeiro-ministro. Atualmente, Gabriel Attal, de 35 anos, ocupa o cargo.
Este segundo turno das eleições na França caminha para registrar uma participação recorde dos eleitores. Segundo a agência RFI, às 17h, 59,7% dos franceses compareceram às urnas, um recorde na história recente do país, mas a projeção é que o número final seja acima de 65%.
Na França, o voto não é obrigatório, mas houve uma massiva campanha dos partidos pelo comparecimento às urnas. Ao todo, 50 milhões de pessoas estão aptas a escolher os membros do Parlamento que é composto por 577 congressistas.
Além dos cidadãos que vivem na Europa, os franceses dos territórios ultramarinos -como a Guiana Francesa, vizinha do Brasil- também elegem seus representantes. O resultado oficial das eleições francesas deve ser divulgado nas próximas horas.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump