Espero que regulação da bagagem fique no passado, diz CEO da JetSmart
Companhia low cost agora mantém seis rotas internacionais saindo do Brasil
✈️ Embora seja o maior mercado da América do Sul, há muito tempo os voos dentro do Brasil se restringem a três grandes companhias aéreas.
Seus vizinhos, no entanto, contam também com as companhias aéreas de baixo custo, que oferecem passagens a menor custo, mesmo oferecendo menos conforto e até cobrando pelo transporte da mala de mão. É o caso da argentina Flybondi e das chilenas Sky Airlines e JetSmart.
Essa última já opera nos mercados domésticos da Argentina, Peru e Colômbia, além do Chile. Em entrevista ao jornal O Globo, Estuardo Ortiz, CEO da JetSmart, que há questões internas do Brasil que dificultam a entrada no mercado nacional.
🤼 Leia também: Azul negocia fusão com Gol (GOLL4) via acionista, diz jornal
“Há questões de mercado que são importantes. Uma delas, que espero que fique no passado, é a regulação das bagagens. Temos rotas em que 40% a 60% dos passageiros não levam bagagem. Se a regulação me obriga a dar franquia de bagagem, eu vou ter que cobrar por isso no preço da passagem. E muitos passageiros que não levam bagagem, vão pagar. Toda tarifa que inclui alguma coisa é sempre mais cara do que uma tarifa que não inclui nada”, disse ele.
Assim como Gol, Azul e Latam, outras companhias aéreas também mostram preocupação com a judicialização dos casos. No ano passado, a Azul chegou a cancelar seus voos de e para Rondônia, no Norte do país, estado que registrava o mais alto número de processos na justiça.
“A questão do custo das ações judiciais de consumidores é algo que a gente olha de forma muito atenta. E não apenas pelo custo, que é muito alto, mas porque traz muita incerteza para o negócio. Não é previsível. Então o Brasil tem alguns elementos que não favorecem, que não são ‘Ultra Low Cost friendly’”, comenta Ortiz.
Tarifa baixa
💸 Por outro lado, segundo ele, há pontos em que o Brasil já avançou e, por isso, desponta como destaque para as empresas que pretendem explorar o mercado nacional.
“O Brasil tem a tarifa aeroportuária mais baixa da região. Na média, de 40% a 60% do valor que as pessoas pagam corresponde à tarifa. Em um voo entre Argentina e Brasil, o passageiro paga US$ 15 de taxa no Brasil e US$ 75 na Argentina — é US$ 90. É muito. Espero que outros países sigam o exemplo do Brasil”, completou o executivo.
Atualmente, a JetSmart mantém seis rodas saindo do Brasil, para Argentina, Chile e Peru. Recentemente, lançou os trajetos de Buenos Aires para Curitiba e Porto Alegre, além das antigas para São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Eneva (ENEV3) compra ações e debêntures do FI-Infra BDIV11 do BTG Pactual
Elétrica também promove reorganização societária envolvendo a BTG Pactual Holding Participações; entenda
Ibovespa leva a melhor no embate de titãs VALE3 e PETR4; dólar cai
Mineradoras acordam junto com a China, enquanto petroleiras têm dia de cão
Debêntures: Renda fixa sem IR pagando quase 13% ao ano até 2038
Companhia elétrica paulista pagará juros semestrais e corrigirá dinheiro acima da inflação
Petrobras (PETR4) abre licitação para retomar construção de refinaria no Comperj, diz jornal
As obras devem começar no segundo semestre de 2024.
GOLL4 dá prejuízo milionário em dólares; veja dados ao tribunal de falências
Gol Linhas Aéreas Inteligentes reporta prejuízo líquido de US$ 96 milhões em agosto
Quais small caps da bolsa distribuirão mais dividendos este ano?
BTG Pactual reuniu as ações de crescimento que também mais pagam proventos aos seus acionistas
FIIs nos EUA: 4 REITs para ter dividendos em dólar e surfar queda de juros
Analistas de Wall Street recomendam investir em REITs dos setores de infraestrutura, saúde, self storage e escritórios