Dos 10 BDRs mais negociados do 1º semestre, 4 são de empresas brasileiras

O Inter (INBR32) é uma das empresas brasileiras com ações listadas nos EUA e BDRs na B3.

Author
Publicado em 29/07/2025 às 17:05h - Atualizado 10 horas atrás Publicado em 29/07/2025 às 17:05h Atualizado 10 horas atrás por Marina Barbosa
BDRs são recibos que representam ações emitidas no exterior (Imagem: Shutterstock)
BDRs são recibos que representam ações emitidas no exterior (Imagem: Shutterstock)

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) já não servem mais apenas para ajudar os brasileiros a investir em empresas estrangeiras.

📈 Com um número crescente de companhias brasileiras listando as suas ações em bolsas americanas e não na B3 (B3SA3), esse ativo também virou uma forma de investir em empresas nacionais.

No primeiro semestre deste ano, por exemplo, empresas brasileiras assinavam quatro dos dez BDRs mais negociados na B3.

🥉 O Banco Inter (INBR32), por exemplo, aparece na terceira posição do ranking, com um volume de negociação que só foi menor que o da Tesla (TSLA34) e o da Nvidia (NVDC34).

O Inter é um banco digital nascido da Intermedium Financeira. A instituição fez o seu IPO (oferta pública inicial de ações) na B3 em 2018. Contudo, em 2022, decidiu trocar a bolsa brasileira pela Nasdaq, para ampliar sua presença global.

💲 A XP (XPBR31), que fez o seu IPO na Nasdaq em 2019, vem logo na sequência na lista dos BDRs mais negociados do primeiro semestre.

O Nubank (ROXO34), que tem ações listadas na Nyse (Bolsa de Nova York) desde o final de 2021, também aparece na relação, assim como a JBS (JBSS32), que concluiu recentemente o processo de dupla listagem, passando a ter ações listadas na Nyse e BDRs na B3.

As "gringas" preferidas dos brasileiros

Levantamento realizado pela DataWise+, plataforma de inteligência de dados da B3 e da Neoway, revela ainda que os outros seis BDRs que mais movimentaram recursos no primeiro semestre não têm em comum apenas a origem internacional.

Todos eles são de empresas de tecnologia e IA (Inteligência Artificial), demonstrando uma clara preferência dos brasileiros por este segmento no mercado externo.

Veja os 10 BDRs mais negociados do 1º semestre:

Mais empresas brasileiras vão aos EUA

Empresas brasileiras têm ampliado a presença no mercado americano para tentar atrair novos investidores, ampliando a liquidez das suas ações e os recursos disponíveis para investimentos. Mas a listagem direta de ações não é a única opção disponível para quem quer acessar as bolsas americanas.

🏦 As empresas também podem ter ADRs (American Depositary Receipts) -certificados emitidos por bancos americanos que representam ações de empresas estrangeiras e são negociados nas bolsas dos Estados Unidos, assim como os BDRs negociados na B3. É o pretende fazer o BR Partners (BRBI11), por exemplo.

Outra opção é listar as ações já existentes no mercado de balcão americano, como promete o Méliuz (CASH3). Para o Méliuz, esta foi a melhor opção por sua "compatibilidade com os padrões financeiros já seguidos pela Companhia no Brasil, além da presença de empresas brasileiras e de outras Bitcoin Treasury Companies globais".

INBR32

Inter & Co. Inc. Class A Common Shares
Cotação

R$ 36,86

Variação (12M)

-1,10 % Logo Inter & Co. Inc. Class A Common Shares

Margem Líquida

14,77 %

DY

1,25 %

P/L

17,17

P/VP

1,94