Dono da JBS (JBSS32) viajou à Venezuela para pedir renúncia de Maduro
Visita ocorreu após telefonema entre Venezuela e EUA e teria apoio indireto da Casa Branca.
Enquanto o mundo político se movimenta para entender as relações entre Venezuela e Estados Unidos, o mundo corporativo já mexe seus pauzinhos. Segundo agências de notícias, o empresário Joesley Batista, dono da JBS, teria viajado ao país vizinho para conversar com Nicolás Maduro.
A visita do bilionário teria sido para pedir ao presidente que renuncie ao cargo, do qual não é reconhecido pelos EUA. O desembarque de Batista teria ocorrido em 23 de novembro, em Caracas, logo depois de um telefonema entre Maduro e o presidente dos EUA, Donald Trump.
Fontes da agência Bloomberg destacam que a equipe da Casa Branca sabia da visita de Batista e que ele estaria indo ao local para "reforçar a mensagem do presidente americano". No entanto, a visita foi organizada por iniciativa própria do empresário, que controla marcas como Friboi, Swift, Vigor, entre outras.
Por meio de nota, a companhia se limitou a dizer que "Joesley não é representante de nenhum governo". A Casa Branca também não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento desta reportagem.
Leia mais: “Temos o Trump da TV e o da vida real”, diz Lula sobre telefonema com líder dos EUA
É importante destacar que, em setembro, Joesley foi recebido por Trump na Casa Branca, quando eles discutiram o tarifaço aplicado pelos EUA contra o Brasil. Ele teria usado sua influência política no país para pedir que o governo norte-americano retirasse o tarifa adicional de 40% sobre produtos exportados pelo Brasil.
Para além do mundo dos negócios, a família Batista é bastante conhecida no Brasil, dada sua extensa ficha criminal. O próprio Joesley foi preso ao menos duas vezes em situações diferentes, em investigações sobre esquemas de corrupção.
O caso mais emblemático aconteceu em 2017, quando ele foi detido no âmbito da Operação Lava Jato, que investigava esquemas de lavagem de dinheiro e de propinas. Em 17 de maio, surgiram áudios do executivo enviados ao então presidente Michel Temer, que teria dado aval para a compra de silêncio de autoridades.
Até hoje, este dia é considerado tão fatídico que ficou conhecido como Joesley Day, dada a repercussão que provocou nos mercados. Esse foi um dos piores dias da bolsa de valores na história recente, atrás apenas do começo da pandemia de coronavírus.
JBSS32
JBS N.V.R$ 79,78
-
1,46 %
-%
11,95
1,71
JBS (JBSS32) cria empresa líder global em couros; veja tamanho
Frigorífico brasileiro põe no mercado negócio que processará mais de 20 milhões em couros por ano.
JBS (JBSS32) e Mantiqueira compram produtora de ovos Hickman’s Egg Ranch nos EUA
A expectativa é de que o negócio seja finalizado antes do término deste ano.
É hora de investir em JBS (JBSS32)? Ativa Investimentos revela tese
Maior empresa de proteína animal do mundo segue com demanda forte, mas enfrenta desafios cíclicos do agronegócio.
JBS (JBSS32): Lucro líquido recua 16%, para US$ 581 milhões no 3T25
A margem Ebitda consolidada ficou em 8,1%, retração de 1,7 ponto percentual.
EUA abrem investigação contra a JBS (JBSS32), entenda
Trump mandou investigar os maiores frigoríficos do país, por causa da alta dos preços da carne.
Por que a JBS (JBSS32) está sendo alvo de ação judicial nos EUA?
A organização de advocacy Mighty Earth entrou com uma ação judicial contra a JBS na última quarta-feira (29).
CEO da JBS (JBSS32) mira "oportunidades" na Europa após IPO em Nova York
Segundo Wesley Batista, o setor no continente é “fragmentado” e, por isso, abre espaço para novas aquisições.
Depois de operação na Amazônia, Ibama notifica JBS (JBSS32) por compra de gado ilegal
Outros 11 frigoríficos foram citados pelo órgão federal que aplicou multas milionárias aos produtores.