CVM esclarece critérios para indicação de diretores e conselheiros da Petrobras (PETR4)

A resposta decorre de uma consulta feita pela SEP (Superintendência de Relações com Empresas).

Author
Publicado em 20/06/2024 às 08:47h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 20/06/2024 às 08:47h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
A alegação é de que houve falta dos requisitos e pressupostos legais para a elegibilidade de administradores em empresas estatais (Shutterstock)
A alegação é de que houve falta dos requisitos e pressupostos legais para a elegibilidade de administradores em empresas estatais (Shutterstock)

A CVM (Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários) divulgou uma interpretação sobre a Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016) relacionada ao conceito de experiência em "área conexa", no contexto da nomeação e atuação de diretores e conselheiros na Petrobras (PETR4).

📰 Segundo a CVM, o critério de "área conexa" refere-se a responsabilidades similares em empresas que não necessariamente pertencem ao mesmo setor. Contudo, para cargos como presidência e direção operacional em segmentos como petróleo e mineração, a análise tende a ser mais criteriosa.

A resposta decorre de uma consulta feita pela SEP (Superintendência de Relações com Empresas) e teve origem na análise da área técnica sobre uma reclamação relacionada à eleição de Caio Mário Paes de Andrade para os cargos de diretor presidente e membro do Conselho de Administração da Petrobras.

Leia também: Petrobras (PETR4) antecipa produção de petróleo no Espírito Santo

📜 Andrade foi nomeado em junho de 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A alegação é de que houve falta dos requisitos e pressupostos legais para a elegibilidade de administradores em empresas estatais.

O presidente da CVM, João Pedro Nascimento, relator do processo, destacou em seu voto que a lei estabelece, como um dos critérios de elegibilidade dos administradores, a necessidade de experiência prévia de pelo menos dez anos em "área conexa àquela para a qual forem indicados em função de direção superior", o que permite diversas interpretações.

🗞️ Em documento datado de 16 de abril, o presidente concluiu que a menção à "área conexa" refere-se à experiência em um cargo com "atribuições" que se assemelham ou são equivalentes às funções a serem desempenhadas no cargo para o qual a pessoa está sendo indicada. O voto determinou que as habilidades do indicado devem estar relacionadas e ser pertinentes às competências exigidas para o novo cargo.

O esclarecimento foi divulgado no dia em que Magda Chambriard assumiu o cargo de CEO da petroleira, coincidindo também com o anúncio da Petrobras de que começará a produzir petróleo no litoral do Espírito Santo ainda este ano, na área pré-sal da Bacia de Campos.

PETR4

Petrobrás
Cotação

R$ 38,69

Variação (12M)

54,27 % Logo Petrobrás

Margem Líquida

22,45 %

DY

16.38%

P/L

4,58

P/VP

1,24