Com Lula, Petrobras (PETR4) anuncia contratação de 8 navios gaseiros
Navios devem ampliar a capacidade de transporte de gás e derivados da Transpetro.

A Petrobras (PETR4) lançou nesta segunda-feira (17) um processo licitatório internacional para a aquisição de oito navios gaseiros. Com isso, pretende ampliar a sua capacidade de transporte de gás e também incentivar a indústria nacional.
🚢 Os navios fazem parte do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras, que já concluiu em janeiro a contratação de outros quatro navios da classe handy. E serão contratados por meio da Transpetro, a subsidiária de logística da estatal.
De acordo com o governo federal, o investimento "leva em conta o aumento de produção de gás natural no país e pretende atender a demanda na costa brasileira e na navegação fluvial" e vai triplicar a capacidade de transporte de GLP e derivados da Transpetro, além de permitir o início do transporte de amônia pela companhia.
"Com essa contratação, vamos aumentar de seis para 14 o número de navios da frota de gaseiros, ampliando a capacidade de transporte de 36 mil para até 108 mil metros cúbicos", contou o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
Além disso, o Executivo informou que "os futuros gaseiros serão até 20% mais eficientes em termos de consumo, propiciarão redução de 30% nas emissões de gases do efeito estufa e estarão aptos para atuar em portos eletrificados"
Licitação
🧾 Os navios serão contratados por meio de dois lotes, que não podem ser vencidos pelo mesmo estaleiro ou consórcio.
Um dos lotes mira a contratação de cinco navios gaseiros do tipo pressurizado, destinados ao transporte de GLP e derivados, sendo três embarcações de 7 mil metros cúbicos e duas de 14 mil metros cúbicos de capacidade.
Já o outro lote prevê a contratação de três navios do tipo semirefrigerado, com capacidade de 10 mil metros cúbicos, que poderão carregar também amônia.
A Transpetro receberá propostas das empresas interessadas nos próximos 90 dias. Os estaleiros contratados neste processo devem entregar o primeiro navio em até 30 meses após a formalização do contrato e mais um navio a cada seis meses depois disso.
Leia também: Lula defende venda direta de combustíveis pela Petrobras (PETR4)
Mais embarcações a caminho
A licitação foi lançada em um evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Angra dos Reis (RJ), nesta segunda-feira (17). A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse, por sua vez, que este é só o início desse processo de renovação da frota da estatal.
Segundo ela, a Petrobras pretende contratar mais 44 embarcações até 2026 e "muito mais" até 2029, entre barcos de apoio e navios gaseiro. A estatal ainda deve adquirir três novas plataformas de petróleo nos próximos anos.
💲 A expectativa é de que esses investimentos bilionários estimulem a indústria naval brasileira e a geração de empregos no país, um pedido do presidente Lula.
"Fornecedores brasileiros, estejam preparados, seja para fazer navios para exploração e produção de petróleo e gás, seja para fazer refinarias e ampliação da capacidade de refino, porque nós vamos pisar no acelerador", afirmou Magda.
Segundo ela, a estatal tem "absoluta clareza da necessidade de geração de riqueza para nossos acionistas governamentais e privados e da necessidade de geração de riqueza para a sociedade".
Plataformas
A Petrobras também anunciou nesta segunda-feira (17) protocolos de intenções para a realização de estudos sobre o reaproveitamento de plataformas de produção de petróleo e gás.
A estatal deve desmobilizar 10 plataformas até 2029. Por isso, busca formas de reaproveitar esse material para reduzir custos logísticos, fortalecer a base de fornecedores e promover melhores práticas de sustentabilidade.
"Não queremos jogar navio fora. Queremos reaproveitar esses navios e que o reaproveitamento aconteça nos estaleiros nacionais", disse Magda Chambriard.

PETR4
PetrobrásR$ 32,63
0,44%
9,70 %
17.01%
8,74
1,06

Petrobras (PETR4) elege nova diretora de transição energética, conheça
A escolhida é Angélica Laureano, a atual presidente do Gasoduto Bolívia-Brasil.

Petrobras (PETR4) será afetada pela tarifa de Trump? Veja o que diz a empresa
EUA receberam 37% de todas as exportações de derivados da estatal no 1º trimestre de 2025.

Justiça autoriza simulado da Petrobras (PETR4) na Foz do Amazonas
A decisão foi proferida na última segunda-feira (7) pelo juiz federal substituto Athos Alexandre Câmara Attiê, da 1ª Vara Federal do Amapá.

Petrobras (PETR4): Siemens e Seatrium fecham acordo de R$ 2 bi para eficiência de FPSOs
A fabricação dos compressores será feita na Alemanha, enquanto a planta da Siemens em Santa Bárbara d’Oeste.

Petrobras (PETR4) pode retomar venda do Polo Bahia suspensa no governo Lula
A decisão, segundo a CEO da estatal, ainda está em análise e será tomada com base em critérios de retorno financeiro.

Lula elogia competência da presidente da Petrobras (PETR4): "Tem veneno"
O presidente também cobrou que os órgãos competentes fiscalizem o preço da gasolina vendida por postos de combustíveis.

Petrobras (PETR4) prevê alta do Ebitda na área de refino em 2025
A declação foi feita nesta sexta-feira (4) na Refinaria da Petrobras em Duque de Caixas, Rio de Janeiro.

Petrobras (PETR4) quer gerar até 100 mil empregos até 2029 com novos investimentos
Os recursos serão aplicados até 2029 em projetos nas áreas de refino, petroquímica, logística de gás natural e energia.