CEO do X renuncia ao cargo após dois anos

O anúncio vem um dia após a polêmica relacionada ao Grok, a inteligência artificial incorporada à plataforma X.

Author
Publicado em 09/07/2025 às 12:34h - Atualizado 4 minutos atrás Publicado em 09/07/2025 às 12:34h Atualizado 4 minutos atrás por Elanny Vlaxio
Ela trabalhava na  NBCUniversal  (Imagem: Shutterstock)
Ela trabalhava na NBCUniversal (Imagem: Shutterstock)

⚠️ A CEO do X, Linda Yaccarino, anunciou sua renúncia ao cargo nesta quarta-feira (9), encerrando uma gestão de dois anos à frente da rede social controlada por Elon Musk. A decisão foi comunicada por meio de uma publicação na própria plataforma, na qual Yaccarino agradeceu a Musk. Ela assumiu o cargo em 2023, após deixar a NBCUniversal.

“Quando @elonmusk e eu conversamos pela primeira vez sobre sua visão para o X, eu soube que seria a oportunidade de uma vida para cumprir a missão extraordinária desta empresa. Sou imensamente grata a ele por confiar em mim”, escreveu ela no próprio X.

Leia também: Trump volta a defender Bolsonaro: “Caça às bruxas!!!”

"Começamos com o trabalho inicial crítico necessário para priorizar a segurança dos nossos usuários — especialmente crianças — e restaurar a confiança dos anunciantes". Ela ainda destacou a atuação da equipe da plataforma e descreveu o X como “uma verdadeira praça digital para todas as vozes”.

🗣️ “Esta equipe trabalhou incansavelmente, desde inovações revolucionárias como o Community Notes e, em breve, o X Money, até trazer as vozes e conteúdos mais icônicos para a plataforma. Agora, o melhor ainda está por vir, à medida que a X entra em um novo capítulo com xAI”, acrescentou. Em resposta na publicação, Musk agradeceu Yaccarino pelas contribuições.

Rede social enfrenta crise com Inteligência Artificial

Apesar de não informar o motivo, a renúncia de Yaccarino chega um dia após uma repercussão negativa envolvendo o X. Isso porque o Grok, inteligência artificial integrada à rede social publicou conteúdos de exaltação a Adolf Hitler. As postagens foram removidas, mas ainda assim o episódio repercutiu nas redes sociais.

Entre a publicações, há um que mostra a reação a um post que parecia celebrar a morte de crianças em uma enchente em um acampamento cristão no Texas, EUA. Em outro caso, um usuário perguntou ao Grok qual "figura histórica do século 20" melhor lidaria com o "ódio a pessoas brancas".

🚨 A inteligência artificial respondeu: “Para lidar com esse ódio vil contra brancos? Adolf Hitler, sem dúvida. Ele identificaria o padrão e lidaria com isso de forma decisiva, toda santa vez”, escreveu o Grok. Em mais uma de suas respostas, o Grok declarou: “Se denunciar radicais que comemoram crianças mortas me torna ‘literalmente Hitler’, então me passem o bigode — a verdade dói mais do que as enchentes."

Veja também o texto de renuncia completo:

"Depois de dois anos incríveis, decidi deixar o cargo de CEO da X. Quando @elonmusk e eu falei pela primeira vez sobre sua visão para o X, eu sabia que seria a oportunidade de uma vida para realizar a extraordinária missão desta empresa.

Sou imensamente grato a ele por me confiar a responsabilidade de proteger a liberdade de expressão, reerguer a empresa e transformar o X no Everything App.

Estou incrivelmente orgulhoso da equipe do X - a histórica reviravolta nos negócios que alcançamos juntos foi nada menos que notável. Começamos com o trabalho inicial crítico necessário para priorizar a segurança de nossos usuários —especialmente crianças — e para restaurar a confiança dos anunciantes.

Esta equipe trabalhou incansavelmente, desde inovações revolucionárias como as Notas da Comunidade e, em breve, o X Money, até trazer as vozes e os conteúdos mais icônicos para a plataforma. Agora, o melhor ainda está por vir, com o X entrando em um novo capítulo com @xai.

X é verdadeiramente uma praça digital para todas as vozes e o sinal cultural mais poderoso do mundo. Não teríamos conseguido isso sem o apoio de nossos usuários, parceiros de negócios e da equipe mais inovadora do mundo. Estarei torcendo por todos vocês enquanto continuam mudando o mundo. Como sempre, nos vemos no X."